16.4.11

O Kindle


Sou fã dos livros de papel, adoro ficar horas numa livraria e, sim, compro livros pela capa (adoro quando investem em designs interessantes, e até agora só me arrependi uma vez).

Desde que o Kindle foi lançado eu fiquei curiosa. Essa coisa de ter os livros num só lugar, leve e fácil de carregar era uma ótima idéia (especialmente nas viagens). Até o dia que eu vi um cara na academia com aquele modelo antigo, grande, branco e me desinteressei.

Voltei a me interessar depois que li esse post do Alex Castro, que me conveceu, entre outros motivos, que um kindle é ótimo para quem mora fora dos EUA/Inglaterra e quer ler livros em inglês. Quando compro livros na Amazon, além de pagar o frete, demoram cerca de 5 semanas para chegar, igualmente quando compro em livrarias online aqui no Brasil. A oferta de livros em inglês nas livrarias (físicas) é limitado, e muitas vezes só clássicos.

Aí a Amazon lançou um novo modelo, mais leve, menor, mais prático e li nesse post da Adriana o quanto ela tinha gostado de ter comprado um. Mas, antes de tudo, eu precisava da experiência de ler num e-reader, então baixei a app do kindle no iTouch e comprei um livro para ler. Já é fantástico que o livro leva menos de 60 segundos para se baixado no iTouch, e mais barato que a versão física.

Li Dead and Gone no iTouch e achei bom, mas a tela é pequena e a luz me incomodava. Para livros que não exigem muita atenção dá, mas para livros mais longos fica cansativo.

Até então eu não tinha visto o Kindle novo, foi quando no metrô do Rio vi um cara segurando um e lendo. Ali eu decidi que ia comprar um.

Depois de pesquisar muito, concluí que era melhor comprar via Amazon mesmo. Muitos dos sites (e Mercado Livre) que vendem o Kindle aqui tem nas letrinhas pequenas que você terá que pagar os impostos, que não incluem no preço, imagino eu que eles pedem o produto na Amazon e depois enviam. Comprando pela própria Amazon os impostos já são incluídos, e chegou em 2 dias. O que sai muito caro são esses impostos abusivos, tanto o de importação quanto um ICMS com cálculo "por dentro" esquisito. #prontofalei

Com a economia que vou fazer nos preços do livros, compensa.

Então vamos ao Kindle.

A tela é ótima para ler, o tamanho é perfeito para segurar em qualquer posição, é fácil organizar os livros, pode escolher o tamanho da letra e espaçamento; e tem funções ótimas como: fazer anotações, marcar frases e páginas, alguns livros vem com marcadores populares, e, a minha favorita, tem uma voz que lê o livro que você pode acompanhar lendo ou só escutando. E já vem com um dicionário, é só colocar o cursor do lado da palavra que a definição aparece no pé da página. O que comprei é o simples, só com wi-fi, não preciso de um com 3G, e, como disse, a rapidez com que os livros são baixado é impressionante. Tem que ter cuidado para não se empolgar.

Claro que a maioria dos livros oferecidos pela Amazon são em inglês, mas tem alguns em português, e pode-se achar livros em outros lugares, inclusive de graça (livros de domínio público). O Kindle também lê arquivos em PDF e, se for o caso, a Amazon converte outros formatos para o formato kindle.

O Kindle também tem um browser básico, mas só para e-mails e no máximo o twitter, é preto e branco e lento.

Desisti de comprar livros de papel? Não, ainda gosto de passear nas livrarias, ver as novidades e as capas. Muitos autores não permitem seus livros no formato Kindle e se tiver um que eu queria muito ler, vou comprar, anyway, ainda tem espaço na minha estante.

Já tenho 3 livros no Kindle. Agora estou lendo The Pillars of The Earth, indicado pela minha amiga Ana Silvia. Tem 1000 páginas, e estou feliz de não ter que segurar um livro grande desses para ler.

Será que se eu colocar Ulisses no Kindle, termino de ler?

2 comentários:

  1. Eu sempre lembro de voce quando vejo meu sogro "devorando" o Kindle dele. Serio! Eu acho que ele le um livro por semana.
    Quem sabe um dia eu compro um para mim tambem. Mas por enquanto, o iTouch quebra o galho.

    ResponderExcluir
  2. Eu já estou na metade do segundo livro no kindle. E olha que li The Pillar of The Earth relativamente rápido né? A tela para ler é ótima!

    ResponderExcluir