30.12.12

Momento TOC Livros (6)

Esse ano li mais do que em 2011, mas menos do que gostaria, afinal tinha colocado a meta de 20 livros.  Mais uma vez, com o kindle, li mais em inglês. Quem sabe com a Amazon no Brasil isso mude no ano que vem. (Não li 50 Tons de Cinza, vou esperar os filmes)
Comecei um novo caderninho com 18 livros que foram:

- The Girl With The Dragon Tattoo e The Girl Who Played With Fire - Stieg Larsson- os dois primeiros livros da trilogia Millenium. Gostei muito do primeiro (também gostei do filme), achei o segundo ok e não me animei para ler o terceiro, quem sabe ano que vem.

- The Litigators - John Grisham. Eu gosto do John Grisham, esse livro é sobre um jovem advogado que após um ataque de pânico/ansiedade larga o mega escritório que trabalhava e vai ser sócio de um bebum e um coroa que são "ambulance chasers". A pequena firma pegam um caso grande que não sabem exatamente como lidar.

- Religião para Ateus - Alain De Botton. Já disse tudo que tinha para dizer sobre esse livro nesse post.

- O Cemitério de Praga - Umberto Eco. Esse livro é uma especulação de como surgiram os "Protocolos dos Sábios de Sião" que teria inspirado vários atos anti-semitas e até a política nazista. Tem um personagem falso e outros que existiram. Tem dupla personalidade, gente moralmente flexível e tal, mas achei esse livro chaaaaaato pacas. Só gostei do início e do fim.

- Ready or Not - Meg Cabot. Fiz uma troca de livros pelo Skoob e o único que a garota tinha para me oferecer era esse. Como eu nunca tinha lido nada da Meg Cabot fiz a troca. É um livro teen sobre uma menina que namora o filho do presidente dos EUA e está na dúvida se transa ou não com o namorado. Bobinho até para adolescentes.

- Grave Sight - Charlaine Harris. Abandonei os livros da Sookie Stackhouse e decidi ver se essa série da Charlaine Harris é melhor. Não tem vampiros, nem lobisomens, nem fada (alívio!), mas tem uma mulher que, depois de levar um raio na cabeça, consegue encontrar cadáveres, saber quais foram seus últimos pensamentos e do que morreram. Ela vende seus "talentos" para resolver casos, as pessoas a contratam, mas ainda acham que é algum tipo de bruxaria ou enganação. Achei divertido, talvez leia outro da série.

- I Am a Genius of Unspeakable Evil and I Want to Be Your Class President - Josh Lieb. Um dos livros mais engraçados que já li. É sobre Oliver, um gênio do mal de 12 anos de idade que é dono de um império milionário (que ele comanda de uma caverna escondida), mas ainda mora com os pais e sofre por ter que agir como um garoto de 12 anos. Ele até tem um testa de ferro adulto para ajudá-lo nos negócios. Ele esconde a sua genialidade se passando por burro. Oliver ama a mãe, não gosta do pai mas está sempre buscando o aval dele. Então para agradar o pai ele decide se candidatar a presidente de turma e usa de todos os meios que dispõe para conseguir. Ótimas referências nerds. (o título desse livro em português é Eu sou um gênio de maldade inenarrável e quero ser seu presidente de turma)

- In The Garden Of Beasts - Love, Terror and an American Family in Hitler's Berlin - Erik Larsson. É a história real do embaixador americano em Berlim antes da guerra. A forma como os fatos da época são narrados é possível sentir a tensão que era Berlim um pouco antes da guerra, especialmente para os estrangeiros.

- Child 44 - Tom Rob Smith. É sobre um serial killer na União Soviética stalinista. Muito bom. É interessante como os sovieticos achavam que serial killer era uma exclusividade do capitalismo e o investigador do caso chega a ser perseguido politicamente quando insiste na teoria de um assassino em série. Com alguns detalhes do que acontecia nos porões do prédio da praça Loubianka em Moscou.

- Apathy and Other Small Victories - Paul Neilan. É sobre um homem apático (óbvio) que leva a vida não se importando muito com as coisas e no meio de tudo isso tem uma trama com casais, amantes, traficantes de drogas, uma mulher surda e um dentista.

- A Queda - A memória de um pai em 424 passos - Diogo Mainardi. Por um erro médico o filho do Diogo Mainardi nasceu com paralisia cerebral. Nesse livro ele conta como é conviver com o filho e a evolução do menino. É um livro leve, com humor, inteligente e cheio de comparações incríveis. Muito bom.

- A Lebre Com os Olhos de Ambar - Edmund De Waal. O autor é um ceramista que decidiu contar a interessante história de sua família através da pesquisa que fez sobre os netsuquês que herdou do tio. Netsuquês são miniaturas japonesas que expressam o cotidiano (tive o prazer de ver uma coleção no LACMA em Los Angeles). A história da família do autor tem início na Russia, vai para Paris, depois Viena, Inglaterra e Japão.

- Serena - Ian McEwan. Serena é uma garota inglesa que, depois de formada, acaba sendo recrutada para trabalhar no MI5. Inicialmente ela é só secretária, mas depois consegue uma missão só sua com direito a plot twist e tudo mais. Divertido.

- Bossypants - Tina Fey. Sou fã da Tina Fey, ela é inteligente e engraçada. Não é fácil ser humorista e ela conseguiu ser a primeira mulher escritora-chefe (head writer) na equipe so Saturday Night Live e tem a sua própria série (30Rock). Ela conta a trajetória dela até chegar a 30 Rock com várias passagens na sua infância e adolescência. Tem até um capítulo engraçadíssimo sobre a sua lua de mel num cruzeiro.

- The Casual Vacancy - J.K.Rowling. E existe vida pós-Harry Potter. A J.K. Rowling é uma ótima escritora, esse livro é bom de ler, mas ela enfiou tantos personagens que ficou difícil eu me importar muito com algum deles. É sobre uma pequena cidade com um drama político, problemas de casais, crianças rebeldes, gente drogada, amantes secretos, bullying, é tanta coisa que as vezes se perde. Dizem que vai virar uma série, se tiverem tempo de desenvolverem os personagens pode dar certo.

- The 100-year-old Man Who Climbed Out The Window and Disappeared - Jonas Jonasson. O velhinho resolver fugir da festinha de 100 anos que estão preparando para ele, pula a janela do asilo e vai parar na rodoviária. Lá ele resolve comprar um passagem para o meio de um lugar na Suécia e de quebra leva a mala de um sujeito que pediu para ele olhar por um instante. Daí para frente a vida do Allan (o velhinho) é uma aventura com bandidos, polícia, um dono de um carrinho de cachorro quente, uma ruiva e até um elefante. No meio de tudo isso ficamos sabendo da vida dele desde quando ele era um garoto e trabalhava numa fábrica de explosivos (sua especialidade), passando pelos anos na Guerra Civil Espanhola, a forcinha que ele deu no projeto Manhattan, uma caminhada pelo Himalaia fugindo da China, a prisão na Sibéria, e até espião da CIA ele foi. Nada planejado, tudo seguindo as oportunidades que lhe ofereciam. Divertido, mas não tão engraçado quanto eu esperava. Acho que humor sueco é outra coisa.

- Rude Britannia - Tim Fountain. Alguém no Twitter disse que ele livro estava de graça a Apple Store e baixei sem nem saber do que se tratava (sim, eu compro livros pelo título). O Tim Fountain é autor de peças e livros e também é ator. Ele é viciado em sexo, então ele decidiu fazer uma pesquisa sobre sexo na Grã-Bretanha começando por onde ele iniciou a sua vida sexual (curiosamente foi em Bradford a caminho de Haworth, a cidade das Brontë). O livro tem o ótimo humor inglês e muito menos putaria sacanagem do que o tema sugere (mas tem muita esquisitice). Na verdade ele faz uma descrição muito boa das cidades que ele percorre, e deixando de lado os detalhes dos clubes de swing, BSDM e gays que ele vai, é até um bom guia de viagem.

Bonus: Li a versão graphic novel de Wuthering Heights (muito amor pelo Heathcliff) que trouxe da visita a casa da Brontë em Haworth, e reli Emma da Jane Austen. (Pensando bem, se considerar esses 2, cumpri a meta de 20 livros \o/)

Outros Momentos TOC Livros (1)(2)(3)(4) e (5)

Um comentário:

  1. adorei vários livros desta lista! Wuthering Heights, The 100 year old man, Religião para Ateus... ótima lista!

    ResponderExcluir