29.12.10

Momento TOC Livros (4)

Em 2009 foram 20 livros anotados no meu caderno de livros. Para 2010 eu tinha colocado o objetivo de 25 livros, mas não deu, li 23.

Não terminei Ulisses, objetivo que tinha colocado em 2007 para 2009 e nem em 2010 eu terminei. Se bem que depois que fui a Dublin, fiquei com vontade de terminar esse clássico do James Joyce, quem sabe 2011 é o ano dele.

Vamos aos desse ano.

- O Codex 632 de José Rodrigues dos Santos. Comecei o ano com esse Código DaVinci versão portuguesa. É sobre um professor que, ao seguir uma pesquisa de um outro professor morto, descobre a verdadeira origem de Cristovão Colombo. A idéia do livro é boa, mas em muitas partes eu já sabia a resposta para o mistério que o protagonista demorava umas 50 páginas para descobrir.

- Joe College de Tom Perrotta. É sobre a vida do Danny, um estudante de Yale que volta para casa nas férias de verão e trabalha no restaurante/trailer do pai. Ele se mete em algumas confusões (insira voz do narrador da sessão da tarde) e a vida segue.

- A História do Amor de Nicole Krauss. A Nicole é casada com o Jonathan Safran Foer, um autor que eu gosto muito. Esse livro é sobre Leo que se apaixonou por Alma na Polônia pré-guerra. Ela vai embora para América e o Leo fica na Europa e escreve um livro para Alma e entrega para seu amigo Zvi guardar. Muitos anos depois Zvi mora no Chile (e Leo está em NY) e publica o livro do Leo como seu. David (que vem a ser filho de Leo com Alma) compra o livro em Buenos Aires e o dá a sua esposa. É um entrelaçado de histórias, bem escrito e desenvolvido. Eu gostei.

- O Caderno Vermelho de Paul Auster. É um livro de contos sobre a coincidência. Eu gostei de 3, mas o Paul Auster já escreveu coisa muito melhor.

- Azincourt de Bernard Cornwell. Sobre a batalha de Azincourt entre ingleses e franceses. Os ingleses venceram a batalha com um número menor de soldados, com um pouco de sorte e excesso de confiança dos franceses (como sempre). É contada do ponto de vista de um jovem arqueiro. Eu aprendi muito sobre arcos e flechas lendo esse livro.

- Mulher de um Homem Só de Alex Castro.

- O Livro de Dave de Will Self. Dave é um taxista londrino que tem um péssimo momento em sua vida com a ex-mulher e o filho e decide escrever um livro como a vida deveria ser (pais e mães separados, crianças criadas por au pairs, as mulheres viravam mocréias, uma vida 'legal', como se pode ver). Dave enterra esse livro no quintal da ex-mulher. Depois de passar por um tratamento ele se arrepende e escreve dois cadernos se redimindo e enterra do lado do primeiro livro. 500 anos depois acontece um acidente climático, criaturas geneticamente alteradas existem e as pessoas vivem pelas regras do primeiro livro...até alguém descobrir algumas páginas dos outros cadernos. É curioso ver como a sociedade se formou com as regras preconceituosas do primeiro livro. E quando a ação se passa nesse futuro apocalíptico as pessoas falam em miguxês. Interessante.

- Love Is A Mixtape de Rob Sheffield. É a história de amor de Rob e sua esposa Renee contada através de fitas que ele gravava. O capítulo que mais gostei foi sobre o Unplugged do Nirvana.

- Talvez Uma História de Amor de Martin Page. Eu gosto do Martin Page, ele sabe contar uma história. Nesse livro Virgile chega em casa e tem uma mensagem na sua secretária eletrônica. É Clara dizendo que está tudo acabado entre eles, mas Virgile não se lembra de Clara e nem de tê-la conhecido. Ele acha que está doente, vai ao psiquiatra e ao médico. Sua amiga diz para ele ir atrás da tal Clara. Virgile descobre muito sobre sua vida. Eu gostei desse livro.

- Lacrimae Rerum de Slavoj Zizek. O autor é um psicanalista esloveno e nesse livro ele analisa diversos filmes usando filosofia e teorias de Freud e Lacan. Eu gostei do fim do capítulo sobre o Hitchcock, onde Zizek chega a conclusão que se o Norman Bates vivesse numa casa hibrida entre o motel e a casa da sua mãe,projetada pelo Frank Ghery, ele não teria matado ninguém.

- Scott Pilgrim Contra o Mundo de Bryan Lee O'Malley. Só li o primeiro volume de 3. E ainda não vi o filme. O filme é ótimo! Scott se apaixona por Ramona e tem que derrotar os 7 ex-namorados do mal dela. Quadrinho, ops, graphic novel das boas!

- O Vendedor de Armas de Hugh Laurie. O Dr. House escreve bem, não é um livro excelente, mas é divertido. Tem espionagem e muitas falas que poderia ter saído da boca do nosso doutor favorito. (o livro foi escrito muito antes de Laurie interpretar o Dr. House)

- The Wrecker de Clive Cussler e Justin Scott. A ação se passa na construção de uma linha de trens no oeste dos EUA no começo do século XX. Um psicopata está explodindo trilhos e causando acidentes. O detetive Bell o procura por varios estados, e o bandido está bem na fuça dele. Estava gostando desse livro até eu perceber como o detetive Bell era meio burro. Só sei que ele pega o bandido 30 anos depois na Alemanha.

- All Together Dead e From Dead To Worse de Charlaine Harris. Mais dois livros das aventuras de Sookie Stackhouse e os vampiros e lobisomens de Bon Temps.

- Tell All de Chuck Palahniuk. O Chuck é um dos meus autores favoritos, um livro nunca é igual ao outro (a não ser pela bizarrice). Esse livro é escrito um pouco como um roteiro de filme. Muitas pessoas famosas, das décadas de 50/60 do cinema americano, são mencionadas e chega a ser irritante, é name dropping sem fim. Eu gostei do estilo coluna de fofocas de jornal antigo. Não é dos melhores dele, mas é bom.

- O Coracão é um Caçador Solitário de Carson McCullers. Passa numa cidade pequena do sul dos EUA em 1939. Nesse livro lemos a história de John Singer um surdo-mudo que tem seu melhor amigo levado para um asilo porque era um surdo-mudo agressivo. O Sr. Singer se muda para casa da família de Mick, uma garotinha que está entrando na adolescência. Conhecemos Biff, dono de um café que ajuda pessoas abandonadas, o Sr. Blount, um homeless cheio de idéias revolucionárias e o Dr. Copeland, único médico negro da cidade. Todos estão ligados ao Sr. Singer de alguma forma. Esse livro é muito bom.

- Solar de Ian McEwan. É sobre um físico cinquentão que seu melhor trabalho está no passado. Ele rouba o trabalho de um aluno e publica como seu. Eu não gostei do protagonista, mas o livro é bom.

- The Unconsoled de Kazuo Ishiguro. Um pianista famoso chega a uma pequena cidade européia para uma apresentação e todos os habitantes passam a lhe pedir favores. O pianista não consegue dizer não para ninguém e assim vai se envolvendo na vida das pessoas e participando de fofocas alheias. Muitas vezes parece que ele está num sonho ou que perdeu a memória. Esse livro me irritou um bocado, eu tinha raiva das pessoas que achavam que só porque pediam educamente as coisas mais absurdas, o pianista tinha que aceitar.

- All My Friends Are Superheroes de Andy Kaufman. Eu adorei esse livro, uma fábula simples sobre o amor. Todos os amigos de Tom são superheróis e os poderes são variados como o Hypno, que hipnotiza pessoas, o Couch Surfer, que vive nos sofás dos amigos, Shadowless Man, sem sombra, The Dancer, Mistress CleanAsYouGo, etc, e a esposa de Tom, The Perfectionist. Acontece que no dia do casamento deles o Hypno (ex da Perfectionist) hispnotizou a noiva para que Tom se tornasse invisível aos olhos dela. E durante seis meses ele conviveu com essa condição até o dia em que ela decide se mudar de cidade para esquecer que Tom a deixou. Durante um voo de Toronto para Vancouver, Tom tem que encontrar uma maneira de se tornar visível.

- Jane Eyre de Charlotte Brontë.

- Pequena Abelha de Chris Cleave. Um casal de ingleses vai passar férias na Nigéria e presenciam fatos que afetarão suas vidas e de uma garota nigeriana. A narração do livro é feita pela menina e pela esposa do casal. Ninguém é o que parece. Eu gostei.

- Drinking At The Movies de Julia Wertz. É uma graphic novel autobiográfica sobre o ano em que Julia se mudou de San Francisco para New York. Os desenhos são ótimos, especialmente os que retram os apartamentos que ela morou.


Vou manter o objetivo de 25 livros para 2011.


Outros Momentos TOC Livros (1), (2) e (3).

3 comentários:

  1. Ah, como queria ter lido ao menos 10 livros este ano. A leitura excessiva de legislação tributária para o trabalho foi tão broxante que me tirou qualquer possibilidade de ler algo legal. Mas to me recuperando com o Guia do Mochileiro das Galáxias.Divertidíssimo!
    Bjs e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. WOW!
    E eu achava que tinha lido muito ano passado… li metade do que voce leu.
    Se precisar de recomendacoes, aqui sao as minhas:

    - The Pillars of the Earth - Ken Follett (tambem li World Without End, mas gostei mais desse)
    - Snow Flower and the Secret Fan - Lisa See (triste, mas adorei ler esse livro)
    - Water for Elephants - Sara Gruen
    - The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society - Mary Ann Shaffer and Annie Barrows (tem um titulo estranho mas uma delicia de ler, super light!)
    - The Help - Kathryn Stockett

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    A Amazon já me indicou The Pillars Of The Earth umas 5 vezes esse ano, agora vou ter que ler.Eu gosto de títulos estranhos e capas bonitas. :)
    Já anotei esses que vc indicou. Thanks!

    Bjoo!

    ResponderExcluir