7.9.13

A Trilha da Urca

Hoje acordei, estava um dia de sol bonito e fui para uma caminhada. Cheguei no início de Copacabana e resolvi pegar uma bicicleta para Urca.

Cheguei na Praia Vermelha, estava ventando um bocado e fui direto para a Pista Claudio Coutinho, que vai beirando o Morro da Urca e Pão de Açúcar, super arborizada com 1,5 km.

praia vermelha
alongamento para iniciar a caminhada

No meio da pista vi a placa da Trilha da Urca e pensei: "Faz tempo que não subo aqui...ah, vou!", e fui.


A subida é íngreme, irregular e um pouco escorregadia porque o a terra está quase sempre molhada, mas não é uma trilha difícil. No fim de semana sempre tem muitos grupos subindo (de escoteiros, de fotografos, de turistas), pessoas avulsas (eu), alguns desavisados que decidem seguir alguém, etc. Tem pessoas de todas as idades, de crianças a idosos (pode ser pesado para os joelhos mais velhos). Hoje vi uma mulher com um bebê de meses no colo e passei um bom tempo tentando entender como ela conseguiu carregar aquele bebê até ali no meio da trilha.

início da trilha

no meio da trilha

Fiquei impressionada com o tanto de gente subindo de chinelo, sapatilha e sem levar água. Não é uma trilha longa, na placa diz 50 minutos (ida e volta), mas é sempre bom estar minimamente preparado com água, uma barrinha de cereal e calçando um tênis.

micos
trilha com pedras

Chegando no na estação do bondinho do Morro da Urca é só curtir a vista maravilhosa.

essa parte calçada já é quase no morro da Urca
pedra do leme e praia vermelha
a urca e a baía 
pessoal do rappel

Quem quiser subir de lá para o Pão de Açúcar ou descer de bondinho para a Praia Vermelha é só comprar o ingresso no Morro da Urca mesmo. (Para descer custa R$13)



Eu desci na trilha, mas a descida é mais difícil do que a subida com mais riscos de escorregões e quedas.

essa vista vale o esforço


 PS. Esqueci de levar a máquina fotográfica, tirei essas fotos com o telefone.


UPDATE: Em março 2016 subi outra vez essa trilha e colocaram madeira e escadas de madeira nas partes mais críticas facilitando muito a subida, continua íngreme, mas com menos perigo de escorregar. O preço para descer no bondinho é outro.

Um comentário: