28.5.19

Kinderdijk e Delft

Perto de Rotterdam tem o Kinderdijk que é um parque de moinhos antigos. É uma avenida de moinhos do século 18 ao longo de um canal, moinhos que foram instalados para evitar a inundação das plantações cada vez que o rio subia.


De Rotterdam para lá é 30 minutos no waterbus. Chegando lá aluguei uma bicicleta e foi uma pedalada muito agradável. É muito bucólico.

no waterbus. as pessoas levas suas bikes



Depois de pedalar uma hora peguei o waterbus de volta e entrei num trem para Delft.


Delft é quase suburbio de Rotterdam de tão perto, 15 minutos no trem.



A cidade é fofa e linda. É uma mini Amsterdam. Delft é conhecida por três coisas: é a cidade onde o pintor Johannes Vermeer morou a vida inteira, a porcelana azul e branca e tem a igreja onde ficam enterrados os membros da familia real holandesa.


É cheia de bares, restaurantes, lojas fofas e ruas com canais.


Tem uma casa museu do Vermeer, mas o quadro mais famoso dele, "A moça com o brinco de pérola", não está lá, está em Haia, na casa do Maurício de Nassau (que visitei mas fica para um próximo post).

Lojas com a porcelana famosa e lojas de queijo não faltam.

até a torneira do banheiro é
na porcelana branca e azul

A igreja nova, Nieuwe Kerk, (de 1396) tem uma torre imponente que pode ser vista de quase toda cidade e fica na praça central, e é lá que são enterrados os membros da família real desde 1500. Essa igreja tem um teto de madeira lindo.


A igreja velha, Oude Kerk, é de 1246 e fica na ponta de um canal. O Vermeer está enterrado lá.


Delft é ótima para andar pelas ruazinhas e fazer people watching. E comer uma panqueca holandesa.

coração azul de delft



Nenhum comentário:

Postar um comentário