31.5.19

Haia

Haia em holandês é Den Haag, e se pronuncia Den Rarrr. É o centro político da Holanda e onde mora a família real.

Cheguei em Amsterdam no dia de greve do transporte público, então nada de trens para Rotterdam, onde eu ia ficar. Fui atrás de informação e uma senhora me disse que poderia ir de ônibus de uma empresa chamada flixbus, mas que só vendiam online. Ok, consegui lugar no ônibus (ainda bem ou teria que pagar o equivalente a uma noite de hotel no uber ou taxi) que antes de chegar a Rotterdam parava em Haia.


O ônibus deu uma boa volta pela cidade e eu só vi prédios altos, modernos, muito vidro espelhado.


No último dia na Holanda fez 30 graus e decidi ver o que Haia tinha além dos prédios modernos. E tem bastante coisa, inclusive uma praia conhecida.

palacio real

A praia não fui, mas andei pelo centro antigo, pela rua do palácio real que também é uma rua de compras, fui num parque que tinha uma feira de comidas e fui a dois museus.


Um dos museus que fui foi o Mauritshuis, a casa do Maurício de Nassau. Sim, o mesmo Maurício de Nassau que foi governador do Brasil na ocupação holandesa no nordeste.


A casa dele não é grande mas é de frente para o lago e um museu com obras importantes. Lá estão: A Moça Com Brinco de Pérola, do Vermeer, e A Aula de Anatomia do Rembrandt.

esse quadro é maravilhoso
delft por vermeer

Aliás, do Rembrandt tinha várias obras porque tinha uma exposição dos 350 anos da morte dele.

Saí do Mauritshuis e fui para o museu do Escher.


Maurits Escher foi um designer gráfico holandês com obras que até hoje deixam as pessoas tentando entender como ele fez aquilo. O trabalho com espaço e perspectiva é impressionante.

interativa com escher

As obras dele ficam num palácio que foi a residência de inverno da Rainha Emma, então além das obras do Escher ainda tem os ambientes do palácio. É um museu 2 em 1.


Depois dos museus andei mais pela cidade e aproveitei o calor para tomar sorvete. Claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário