30.5.19

Utrecht e Gouda

Cheguei em Utrecht achando que seria pequena como Delft, mas não, é bem maior. Começando pela estação de trem e o shopping enorme que fica na frente da estação.


Mas assim que você passa pelas construções novas (e interessantes) e chega nos canais o charme da cidade aparece.


Os canais de Utrecht são diferentes dos canais do resto das cidades da Holanda, eles estão muito abaixo do nível das ruas. Tanto que tem escadas para descer e tem bares e restaurantes que colocam mesas ali embaixo.


Fui num sábado e tinha uma feira de flores e era dia da parada pride LGBTQ+ da cidade. Então tinha muitas pessoas nas ruas e canais.


Dei uma volta pela cidade e decidi subir a torre da igreja. A torre é a mais alta da Holanda e tem uma boa vista lá de cima já que o país é todo plano.


A curiosidade dessa torre é que ela é separada da igreja por causa de um tornado que aconteceu em 1610 e destruiu parte da nave. Desde então igreja e torre ficam separadas por uma praça.

lá no horizonte é amsterdam
Dentro da torre tem vários sinos, que inclusive alguns muito antigos que sobreviveram a segunda guerra mundial e não foram derretidos para virar material bélico.


Fora a torre, Utrecht tem a casa museu da Miffy, uma coelha, personagem infantil criada pelo holandês Dick Bruna, e tem a Rietvelt Schröderhuis que é uma casa de 1924 construida no estilo De Stijl.

pessoas esperando a parada

Gostaria de ter visto a casa estilo De Stijl, mas a Pride Parade começou e como era nos canais com barcos coloridos passando achei mais animado. Os barcos vinham cheios de gente e tocando música animando uma rua lotada de pessoas olhando os canais.




Depois de ver a parada por um bom tempo e, com dias longos, voltei a estação de trem e fui para Gouda.

prédio na praça central de gouda

Gouda em holândes se pronuncia RRRRouda.

canais de gouda

Gouda é uma cidade pequena, com uma praça central até grande. Estava tendo uma feira de comida e que lugar melhor para comprar um queijo? Acontece que comprar queijo em Gouda não é tão simples, são muitos tipos e em diferentes fases da maturação. Fui no uni duni tê e peguei um pedaço que comi em dois dias de tão bom.

queijo gouda em gouda


Nenhum comentário:

Postar um comentário