27.9.11

Bali (3) Batur e Jatiluwhi

com nuvem no topo


O Monte Batur eh um vulcao ativo no centro de Bali, e o lago de Batur eh o maior da ilha. A primeira erupcao documentada do vulcao foi em 1804 e a ultima em 2000. Um dos passeio eh fazer um trekking ate o topo do vulcao e ver o sol nascer.

ainda escuro


Entao, levantei as 2 da madrugada e fui com um casal de canadenses e o guia ate o pe do vulcao (40km de Ubud). Chegando la conhecemos o guia local que nos deu lanternas e uma comidinha para comecar a escalada, as 4 da manha, junto com os outros grupos. O guia local nem precisa de lanterna, ele vai andando no escuro, sem olhar para o chao, incrivel! Eu precisei de muita luz para ver onde pisava. Nao eh uma caminhada dificil, mas eh cansativa na subida, que eh ingreme, e um pouco perigosa porque tem muita areia e cascalho para escorregar. Escalar a noite eh bom para quem tem medo de altura, voce olha para baixo e nao ve nada.



Uma hora e meia depois chegamos no alto ainda escuro, ja com um pouco de luz no horizonte, e frio. Os guias preparam o cafe da manha enquando ficamos admirando o fantastico nascer do sol.



com plateia








Depois com o sol esquentando fomos ver a cratera do vulcao. Para mim foi um pouco decepcionante porque eh so um buraco cheio de pedras com uma fumacinha saindo do lado. Nada como a cratera do Poas, na Costa Rica.

claro que tem macacos no topo do vulcao


A descida exige um pouco mais de atencao  para nao escorregar, mas eh mais rapida. E logo estava de volta a Ubud.

Dormi uma horinha para descansar e fomos para Jatiluwhi ver os campos de arroz que sao patrimonio da UNESCO. De Ubud para Jatiluwhi sao 50km e duas horas de carro, o caminho eh bonito.


No meio do caminho paramos numa fazendinha de cafe para experimentar o famoso cafe Luwak, aquele do bichinho que seleciona e come os melhores grãos, faz coco e torram as sementes encontradas nas fezes (depois de limpar claro). Eu não tomo cafe, mas o Nick gostou.



Os campos de arroz de Jatiluwhi sao espetaculares! Parece um ballet de terracos verdinhos. 








E para terminar o dia, um templo dentro do lago.


2 comentários: