9.10.13

NYC (3) Parques

Assim como em Boston, também andei muito pelos parques de Nova York e até passei mais tempo neles dando um tempo da confusão da cidade.

Central Park

Uma ida a Big Apple não está completa sem uma visitinha ao maravilhoso Central Park. Esse parque que ocupa uma boa parte de Manhattan tem um pouco de tudo: lagos, ciclovias, ruas que atravessam, barcos, gramados extensos, um zoológico, espaços para esportes e muito, muito, muito verde. No outono (que estava chegando) deve ser uma coisa linda.



É fácil passar horas e horas ali andando ou só sentada em algum banco vendo o tempo e as pessoas passarem. Vale a pena alugar uma bicicleta para uma volta mais completa. Adoro.



High Line Park

Esse parque nasceu de uma idéia fantástica. Ao invés de demolir um viaduto ferroviário desativado, o transformaram num espaço verde lindo. O paisagismo é muito bem feito e cada pedacinho é aproveitado. O High Line Park vai beirando a 10th Ave entre a W 30th St e a Gansevoort St, um parque com 19 quateirões de comprimento. (Para chegar: 14th St e 23rd St nas linhas A, C e E, 28th St na linha 1, 14th St nas linhas 1, 2 e 3, e 8th av na linha L)


Fui da 23rd Street até a Gansevoort Street, tem vistas boas da cidade e até do Hudson River, bancos, cadeiras e espreguiçadeiras para curtir o parque. Gostei da arquibancada que fica em cima da rua e as pessoas ficam vendo os carros passando embaixo.

gilbert and george

Enquanto algumas cidades ainda insistem em construir viadutos (sim, Fortaleza estou falando de você), outras, como Boston e NY, transformam esses erros urbanos em parques.



Brooklyn Bridge Park

Cheguei no Brooklyn Bridge Park andando pela Brooklyn Promenade, mas o caminho inverso pode ser feito. (Para chegar é só atravessar a Brooklyn Bridge ou  High St. nas linhas A e C do metrô. Para começar pela Promendade é Clark St nas linhas 2 e 3 )


O parque da ponte do Brooklyn tem uma área verde bonita com caminhos, gramado e um passeio a beira rio. A vista é fantástica.


Do outro lado da ponte, indo em direção ao DUMBO, tem a outra parte do parque com o carrossel antigo, mais beira rio e gramados. Um parque perfeito para um fim de tarde.


East River State Park

Esse parque é pequeno, fica em Williamsburg, no Brooklyn, e de lá é que se tem uma das melhores vistas de Manhattan. (Para chegar é a linha L para Bedford ou o East River Ferry)


McCarren Park

Esse é o parque de Williamsburg. Não é muito grande e é dividido em duas partes. Em uma tem as árvores, gramado, e uma área para baseball. Do outro lado tem um complexo esportivo com pista de corrida e tudo mais. Os hipsters tem que se exercitar também. (Para chegar é Bedford na linha L ou Nassau Ave na linha G)



Gantry Plaza State Park

Esse parque fica numa área que me pareceu estar em expansão e revitalização. O paisagismo do parque é novo, organizado e tudo para que você tenha uma ótima vista de Midtown Manhattan. (Para chegar: de Manhattan -Vernon Blvd/Jackson Av na linha 7 do metrô ou East River Ferry na parada Hunter's Point/Long Island City. Do Brooklyn - 21 St na linha G)


Fica em Long Island City, em Queens. Ainda tem as pontes de transferência para carregar e descarregar vagões de trem.


A parte norte do parque era onde a Pepsi mantinha a linha de engarrafamento de seus refrigerantes e o letreiro de 1936 ainda está lá.


Achei esse parque lindo e tranquilo.


Faltaram alguns, mas gostaria de ter ido no Prospect Park no Brooklyn e no Battery Park em Manhattan (que cheguei a ir, mas estava em reforma). Next time.

Um comentário:

  1. Que tal transformar o Náutico em parque e feirinha. A esquina da Santos Dumont com Virgilio Távora em praça. Sim Fortaleza, estou falando de você.

    ResponderExcluir