30.12.13

Analisando a música: Closing Time (Semisonic)

Toda década tem seus one hit wonders, aquelas músicas que fazem muito sucesso, mas a banda (ou artista) nem tanto e só tem êxito com um single. Muitas vezes a banda/artista tem outras músicas, mas essa uma que virou hit se sobressai tanto que as outras músicas ficam de lado.

Acontece que esses one hit wonders tocam tanto na sua época (e algumas são muito boas mesmo), e se espalham pelo mundo, que atravessam as décadas e continuam fazendo sucesso nos programas de flashback das rádios, em festinhas nostálgicas e em filmes e séries.

Os anos 1990 tem: Tubthumping do Chumbawamba, Kiss The Rain da Billy Myers, Ice Ice Baby do Vanilla Ice, I'm Too Sexy do Right Said Fred, What's Up das 4 Non Blondes, How Bizarre do OMC, You Get What You Give dos New Radicals, I Touch Myself da Divinyls, What Do You Want From Me do Monaco, Lovefool dos Cardigans, One of Us da Joan Osbourne e muitas, muitas outras.

Escolhi Closing Time do Semisonic, um dos one hit wonders da década de 90, porque é fim de ano e nada como uma música sobre o momento que toca o sino no pub e é hora de ir embora. Também é uma música sobre fim e começo.

Closing Time é do terceiro album da banda: Feeling Strangely Fine, de 1998, do qual, além da música analisada da vez, eu só conheço Secret Smile. Eles tem outra música conhecida, Chemistry, mas não foi hit.

O vocalista da banda, Dan Wilson, escreveu Closing Time porque precisavam de uma música nova para terminar os shows da banda. E disse que compôs a música bem rapidinho, em 20 minutos (ele deve ser bom compositor, é co-autor e produtor de 3 músicas do super-hiper-über premiado 21 da Adele, sendo Someone Like You uma delas). Claro que essa música virou tema (e clichê) de último pedido de bebidas nos bares americanos, daquelas músicas que todos (já animadinhos) cantam juntos. Dan Wilson também disse que na época sua esposa estava grávida e ele estava com o nascimento do filho na cabeça. Para o pessoal do forum é sobre a vida, o universo e tudo mais. Então, como eu disse, é sobre fim e começo.

Vamos saber o que acontece na hora de fechar o bar.

Closing time
Open all the doors and let you out into the world
Closing time
Turn all of lights on over every boy and every girl
Closing time
One last call for alcohol so finish your whiskey or beer
Closing time
You don't have to go home but you can't stay here

Nos lugares onde existe lei para o horário de funcionamento dos bares a tal closing time é anunciada, seja tocando um sino ou acendendo as luzes. De um jeito ou de outro os bebuns sabem que é hora de pedir a última birita e se preparar para sair. Então, é hora de fechar, vamos abrir as portas, acender as luzes, tomar essa cervejinha e ir embora porque "Você não precisa ir para casa, mas não pode ficar aqui". Num momento filosófico, essa música também pode ser uma metáfora para a vida, o crescimento, amadurecimento, quando acabar e começar.

I know who I want to take me home

E ele sabe que ele quer que o leve para casa (safadinho). Escolha suas companhias, as boas e as más.

Closing time
Time for you to go out to the places you will be from
Closing time
This room won't be open 'til your brothers or your sisters come
So gather up your jackets and move it to the exits
I hope you have found a friend
Closing time
Every new beginning comes from some other beginning's end

Hora de fechar, é o momento de sair para os lugares de onde você será ou virá. Essa é difícil de traduzir. Porque não é de onde a pessoa é ou veio, é para onde ela vai e depois vai dizer que veio de lá, ou se identificar com o lugar. O bar vai fechar e só vai abrir no dia seguinte quando as pessoas voltarem. "Peguem seus casacos, vão para saída, espero que tenham encontrado um amigo/amiga". E aí ele solta a frase-FATO da música: cada começo vem do fim de outro começo. Circle of life. Terminando para começar.

I know who I want to take me home

Ele já escolheu a companhia para noite.

Closing time
Time for you to go out to the places you will be from

Hora de viajar!

I know who I want to take me home

Eu também sei quem eu quero que me leve para casa.

Closing time
Every new beginning comes from some other beginning's end.

Hora de fechar o ano e estourar o champagne.
Vamos terminar 2013 para começar 2014.

Feliz Ano Novo!





3 comentários:

  1. Flávia4:45 PM

    Adoro as suas análises de músicas e as escolhas são maravilhosas, acabo descobrindo outros significados das letras e o melhor é que tem bastante hits dos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Flávia! :)

    ResponderExcluir