3.12.13

Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine fica a 150km de Puerto Natales. O parque tem três entradas: uma ao sul e duas ao norte.

Nosso plano era entrar no Parque Nacional de Torres del Paine pela entrada sul, onde ficava o hotel que íamos ficar no Lago del Toro, e no dia seguinte sair pela entrada ao norte que era mais perto da cidadezinha de Cerro Castillo, onde tem a fronteira com a Argentina (nosso próximo destino).

on the road

Seguimos de Puerto Natales, onde almoçamos, e depois de uns 17km saímos da estrada asfaltada e entramos na de ripio em direção a entrada sul. Passamos pela Cueva del Milodon (uma caverna onde acharam restos mortais de um bicho preguiça pré-histórico), e quando chegamos a 20km da entrada sul descobrimos que a estrada estava fechada. Na estrada principal não tinha nenhuma placa dizendo nada e nem nos 48km que rodamos na estrada de ripio. Demos meia volta e logo depois vimos as placas avisando do fechamento todas derrubadas no chão. Ja íamos voltar tudo quando paramos numa casa e o senhor nos disse que a entrada sul estaria fechada até fevereiro e nos indicou um outro caminho até a entrada norte sem ter que voltar para o asfalto.

na estrada fechada a vista era essa

Fomos mais 43km na outra estrada de ripio até Cerro Castillo para tentar ligar para o hotel dizendo que chegariamos mais tarde e saber que horas a entrada do parque fechava. Também estavamos na esperança de ter um posto de gasolina, mas chegando lá nos disseram que o posto mais próximo era em Puerto Natales (voltar 70km) ou Esperanza na Argentina (133km). Acontece que ainda tinhamos que rodar 90km de Cerro Castillo até o hotel, passando por dentro do parque, e voltar a mesma distância no dia seguinte até a fronteira.

lago com cisnes

Descobrimos que a entrada do parque fica aberta até as 20:00 e que se fosse necessário teria gasolina para vender na área do hotel por preços, hum, inflacionados.

Então fomos para a entrada norte do parque, Sarmiento. No caminho tinha várias placas dizendo que a estrada para a entrada sul estava fechada (muy amigos).

entrada sarmiento

Entramos no parque e fomos passeando numa tarde belíssima pelo parque, parando várias vezes no caminho, até o hotel. As paisagens são muito bonitas, o paredão de montanhas impressiona e os lagos tem cores lindas.

arvores queimadas no último incêndio
no por do sol

Por termos perdido tempo nessa volta não deu para fazer uma caminhada para ver o Lago Grey e a geleira (mas como íamos ao Perito Moreno não ficamos tão chateados).


Lá jantamos, dormimos (fez -2 graus a noite), compramos um pouco de gasolina para garantir, e no dia seguinte voltamos todo o caminho outra vez em direção a fronteira com a Argentina.

no dia seguinte estava nublado
e lindo do mesmo jeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário