1.2.14

The Pipi Ball



Nos 4,5km do calçadão da Beira Mar de Fortaleza, do mercado de peixes (que ainda está em construção), no Mucuripe, até a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, só tem UM banheiro público na ponte, que eu nem sei se ainda funciona.

Ao longo da Beira Mar tem várias barracas de praia, e alguns restaurantes, que tem banheiros, mas muitos são sujos, pequenos, mal cuidados. Tem barraca que fica regulando a chave do banheiro e algumas cobram para usar. Aliás, deveria ser obrigatório manter um banheiro limpo e público para ter a concessão da barraca. Se você estiver andando no calçadão e a vontade apertar as opções são: barracas sujinhas ou hotéis (ou, como alguns em desespero, a praia e o mar). Chuveiro, sem ser nas barracas, também só tem UM no aterro da Praia de Iracema.



Nem na construção do Jardim Japonês tiveram a idéia de colocar um banheiro público.

Aí vem a Copa do Mundo e a solução dos nossos problemas. Só que não.

Decidiram construir 3 banheiros públicos pela cidade. TRÊS para uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes e que espera sei-lá-quantos-mil turistas na Copa. É em formato de bola. Isso mesmo. BOLA. Um deles fica na Praia de Iracema e passo por lá quase todo dia no percurso da corrida. (Os outros dois ficam na praça do Colégio Militar e no Mercado Joaquim Távora)

Por fora parece um mini Epcot Center.



Dizem que vão instalar painéis de led por fora, ainda não entendi para que.

A obra já tem mais de 6 meses. Disseram que a inauguração seria nessa semana, mas os tapumes ainda estão lá e a obra parece parada (acho que só inauguram depois do carnaval para a multidão não estragar o banheiro da Copa). Na reportagem está escrito que o banheiro vai abrir das 9h as 21h, ou seja, nós, os atletas matinais que estamos ali antes das 9, ainda teremos que recorrer métodos alternativos em caso de emergência.

A estrutura vai ficar por um ano, depois disso parece que a população vai ter que pedir à prefeitura que deixe a bola no local. Já adianto que quero que o banheiro permaneça, mas podem, por favor, simplificar a estrutura.

Não me entendam mal, acho ótimo que finalmente construíram um banheiro público na orla. Acho até justo se tiver que pagar para usar e mantê-lo limpo. Inclusive acho necessário que façam mais banheiros públicos, de preferência permanentes.

Espero que até a Copa do Mundo essa bola role.

enquanto isso banheiro químico no pré-carnaval


UPDATE (em 20/02): Não teremos mais a Pipi Ball e muito menos um banheiro público na Beira Mar. Pelo que entendi, o banheiro era uma concessão e a empresa não terminou a obra a tempo, nem inaugurou os banheiros, então a prefeitura mandou demolir. Um tremendo desperdício de dinheiro, mesmo que esse investimento tenha sido todo feito pela empresa. A prefeitura pode não ter gasto para construir a bola, mas gastou demolindo e provavelmente vai ter que recuperar o buraco no calçadão que ficou no lugar.
Por mais que achasse essa bola ridícula, o banheiro público é mais do que necessário.

O Nick também escreveu sobre a bola banheiro.

4 comentários:

  1. uma bola facetada! putz, banheiro sim, essa coisa feia não! sera q vai ter painel de led pra indicar q tá ocupado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu também estou curiosa para ver o que vão colocar nos paineis de led. (eu colocaria uma imagem de gol cada vez que alguem desse descarga.)

      Excluir
  2. Oi Helo, me chamo Amanda também moro em Fortaleza e o que agente percebe é que sai prefeito e entra prefeito mas as coisas continuam da mesma forma... Descaso para com o cidadão.. Olha adorei seu blog, as dicas de livros e filmes amei!! Decidi ter um 2014 diferente e criei um blog... Quando puder da uma passadinha por la... cozinhalarica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!

    Pois é, essa nossa cidade, apesar das obras, ainda está um pouco abandonada.
    Que bom que você gostou do blog, venha sempre.
    Boa sorte com o seu blog!

    ResponderExcluir