14.1.20

+Filmes

Três filmes em francês.

Atlantics

Filme do Senegal (está na Netflix) que conta a história de um casal jovem. Soulemain trabalha em obras mas não recebe mais o salário e decide se refugiar em outro país, e para isso vai num barco com outros colegas. Ada está de casamento marcado com um jovem rico mas ela gosta mesmo é do Soulemain.

O barco com Soulemain e colegas some, Ada casa mas no dia do casamento sua cama pega fogo e alguém diz que viu Soulemain.

Para resolver o mistério entra em cena um policial que não está bem de saúde e acha que Ada é a culpada pelo incêndio.

Gostei desse filme, nunca tinha visto nada do Senegal.

A Tia Helô diria 612 "Ai, Jesus!" para cada vez que Ada olha no espelho do bar.


Retrato de Uma Jovem Em Chamas

A história é sobre Marianne que é uma pintora (numa época que poucas mulheres eram) e é contratada para pintar o retrato de Heloise.

A mãe da Heloise quer mandar o retrato da filha para um pretendente e Heloise se recusa a posar porque ela não quer casar, ela quer ser freira.

Então Marianne tem que dizer que está lá para ser acompanhante de Heloise em suas caminhadas e a noite tem que pintar de memória.

Esse filme é lindo. Cada frame é como se fosse uma pintura, inclusive parece ser iluminado como nos quadros dos pintores holandeses. A diretora desse filme merecia uma indicação a qualquer prêmio, a fotografia é primorosa.

até o cartaz é lindo

A cena final é maravilhosa. A Tia Helô gostaria da Heloise mas diria 428 "Ai, Jesus!" para cada caminhada na beira do desfiladeiro.

Não sei porque a França não indicou esse filme como seu representante no Oscar.


Synonyms

Esse filme ganhou o Urso de Ouro em Berlim (2019). É sobre um rapaz israelense que quer de todo jeito ser francês. Ele chega em Paris e no primeiro lugar que fica tem suas coisas roubadas enquanto toma banho.

Sim, o início desse filme é quase o Homem Nu. Ele é ajudado por um casal que mora no apartamento vizinho e segue a vida tentando arranjar emprego.

Ele se recusa a falar em sua língua mãe e só fala francês o filme inteiro. Quando fala com seu pai no telefone (que não entende francês) ele fala inglês.

A idéia desse filme é boa, é sobre cultura e língua materna, mas confesso que achei tudo confuso. A trilha sonora é boa.

Tia Helô não pararia de dizer "Ai, Jesus!", a berinjela do moço está presente nos primeiros 10 minutos de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário