7.1.20

Jalapão (1)

Quando minha amiga disse que ia passar o fim de ano no Jalapão pensei duas vezes porque viajar na última semana do ano é sempre um inferno, mas depois decidi ir e foi ótimo!

Nós fizemos um tour de 4 dias saindo de Palmas.

No primeiro dia fomos até Ponte Alta que seria nossa primeira cidade base. Não vi muito da cidade além da Ponte Alta.

Nossa primeira parada foi a pedra furada. Todo lugar tem uma pedra furada para chamar de sua, inclusive o Jalapão. A vista lá de cima é linda. Geralmente é um passeio feito no por do sol, mas como era fim de ano e tudo estava cheio de gente, fizemos pela manhã no contra fluxo.

Depois voltamos até Ponte Alta para ir na Lagoa do Japonês que fica em Pindorama. A estrada de terra até a lagoa tem uma parte que desce na ida e sobe na volta. Alguns carros param no meio do caminho porque não conseguem subir.

A Lagoa tem uma estrutura com restaurante, banheiros, tirolesa, tem dois piers e uma plataforma boiando no meio.

A água é cristalina, fria na medida certa e tem uma gruta. Para entrar na lagoa tem que ser calçado de alguma forma porque tem pedras no fundo que cortam mesmo. Usei uma papete, mas tinha gente de havaianas e lá eles alugam aqueles sapatinhos de borracha.

A lagoa estava cheia e a parte da gruta mais ainda mas tinha espaço para todo mundo.

Da lagoa fomos direto para a pousada fazer uma massagem.

No dia seguinte saímos cedo em direção a Mateiros. Choveu um pouco e daqui para frente foi só estrada de terra.

Paramos num posto de entrada do Parque do Jalapão que fica do lado da fazenda onde dizem que Pablo Escobar se escondia.

De lá fomos para a Cachoeira da Velha, uma cachoeira linda que estava bem cheia.

Da cachoeira fomos na praia do Rio Novo. Lá fizemos um piquenique e fomos para as dunas vermelhas.

O sol saiu e o laranja das dunas apareceu.

As dunas são bonitas especialmente realçadas com o verde dos morros, das árvores e palmeiras em volta. Não ficamos para o por do sol porque nessa época o sol se esconde atrás das nuvens.

No fim do dia chegamos em Mateiros, a cidade do Jalapão. É pequena com várias pousadas e alguns restaurantes.

A seguir: dois dias de muito banho e uma trilha.