6.1.20

Palmas, TO

Passei o final de ano e virada no Jalapão, mas, antes de contar do Jalapão, um pouco da capital do Tocantins.

Feliz 2020!

O Tocantins é um estado novo e consequentemente sua capital, Palmas, é uma cidade nova, tem 30 anos.



Palmas é uma cidade planejada. É uma cidade de avenidas largas, com 3 ou 4 pistas de cada lado, interligadas por rotatórias. Ou seja, o pedestre não tem vez. Nas ruas menores dentro das quadras (sim, Palmas, assim como Brasilia, é dividida em quadras) não existe calçada. Andar em Palmas só na beira rio.


O centro de Palmas é a Praça dos Girassóis. É lá que fica todo o centro administrativo do estado (palácio, secretarias, assembléia legislativa), a catedral (ainda em construção) e o monumento a Coluna Prestes.

palacio do araguaia e ponto geodésico do brasil.

A Avenida Juscelino Kubistcheck atravessa toda a cidade, passa no meio da Praça dos Girassóis e vai até o Rio Tocantins. Essa avenida divide a cidade em norte e sul. Leste da praça são as quadras de número par e para o oeste as quadras de número impar.

É uma cidade muito verde, tem muitas árvores mas as árvores não estão onde os pedestres andam.


Em Palmas faz muito calor, mas pela manhã cedo e a noite é agradável. Tudo em Palmas é no ar condicionado, e forte. As edificações não são projetadas para aproveitar nenhum tipo de ventilação natural, são quase todas caixotes que, sem ar condicionado, é mais quente dentro do que fora.

Tem o Parque Cesamar que não fui mas todos os locais disseram que era ótimo.

A beira rio é urbanizada, tem ciclovia, tem praia de rio e de lá pegamos um barco para ir até a Ilha da Canela.

praia da graciosa

A ilha é um banco de areia no meio do Rio de onde tem uma vista bonita da cidade com a chapada atrás. Tem bar e restaurante e uma área protegida para tomar banho (afinal, tem piranhas no Rio Tocantins).



E foi em Palmas que começamos e terminamos a viagem ao Jalapão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário