16.1.20

+ Filmes

Três filmes concorrendo no Oscar.

Jojo Rabbit

Filme do Taika Watiti que também dirigiu os ótimos What We Do In The Shadows, Hunt for The Wilder People e o melhor dos Thors: Thor Ragnarok.

É sobre um menino que faz parte da juventude hitlerista durante a segunda guerra. Ele participa de uma espécie de acampamento para jovens nazistas e lá ele aprendem que judeus são monstros. Monstros com chifres e rabos. Jojo (o menino) tem um amigo imaginário que é ninguém menos que Hitler himself.

Acontece que Jojo vai descobrir que as coisas na vida não são bem como a galera da colonia de férias nazista diz que é. Que a vida tem beleza e terror.

Esse filme é fofo, tem muita rapidez nos diálogos, que se piscar você não pega, e emociona.

A Tia Helô gostaria do menino Jojo e do Yorki, o melhor amigo do Jojo (sem ser imagináro). 215 "Ai, Jesus!" para Hitler dançando.

Esse filme concorre a 6 Oscars: Filme, Roteiro Adaptado, Atriz Coadjuvante (Scarlett Johasson), Figurino, Design de Produção e Edição.

(e, como falei do post do TIFF, o vencedor do Festival de Toronto sempre é indicado ao Oscar de Melhor Filme)


Adoráveis Mulheres

Little Women é uma história mais do que conhecida. O livro é de 1868 e já teve 4 adaptações para o cinema (incluindo essa) e mais algumas para TV.

É a história das irmãs March no período da Guerra Civil americana, e depois quando Jo March tenta ser escritora em NYC.

O livro é semi autobiografico, baseado na vida da própria Louisa May Alcott. Estive na casa dela em Concord e fiz o tour guiado.

Greta Gerwig fez um trabalho incrível nesse filme. Ela foi fiel ao livro e a vida da Louisa May Alcott, ao mesmo tempo que deixou a história contemporânea. A Saoirse Ronan como Jo March está excelente, Emma Watson é a irmã mais velha, Eliza Scanlen é Beth e a ótima Florence Pugh faz a irmã mais nova Amy. O vizinho amigo (e interesse amoroso) é o Timotheé Chalamet.

Gostei muito desse filme. Só duas coisas me incomodaram um pouco: Florence Pugh faz a Amy de 13 anos e de 20 anos, só que ela quando tem 13 anos fica parecendo uma adulta fazendo uma criança, mas ela adulta é sensacional. A outra coisa foi o menino Timotheé que os anos passam no filme e ele continua com cara de criancinha perdida, mas tem uma cena com a Saoirse Ronan que é ótima.

A Tia Helô gostaria de ver as meninas March tão bem representadas. 21 "Ai, Jesus!" para o professor Friedrich, esse comeu croissant de primeira quando criança na França.

Concorre a 6 Oscars: Filme, Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Roteiro Adaptado, Figurino e Trilha Sonora Original. Achei que Greta Gerwig merecia estar na categoria Direção.


O Farol

Um filme sobre dois homens que vão tomar conta de um farol. Eles tem que ficar lá por um mês. Só os dois numa ilha. No meio de uma tempestade.

Conhecemos a rotina dos dois e aos poucos acompanhamos como a loucura vai se instalando. A comida acaba, só sobra bebida. O mais novo sente que o mais velho não o deixa fazer nada além do básico. O mais velho acha que o mais novo que tomar seu lugar e os dois brigam pela luz do farol.

Robert Pattinson (que só chamo de Vampirinho) está ótimo nesse filme, o Willem Dafoe também. O que me tirou um pouco desse filme é o diálogo teatral que me cansa demais e no meio do monólogo do Willem Dafoe eu já estava pensando se precisava lavar roupa, se tinha desligado o ventilador quando saí de casa....

A Tia Helô iria achar esse filme muito louco. 519 "Ai, Jesus!" para as gaivotas.

Esse filme concorre a um Oscar: Fotografia. E merece. É todo em preto e branco e tem uma iluminação maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário