31.12.25

+Filmes e Séries (e uma novela coreana)

Em Dezembro me dediquei aos filmes. Vários nessa lista provavelmente mereciam um post próprio mas só fiz o de No Other Choice (Única Saída) do Park Chan Wook.

Filmes

Wake Up Dead Man - terceiro filme do Rian Johnson com Daniel Craig fazendo o detetive Benoit Blanc. Um padre jovem vai parar numa paróquia  com pouquíssimos fiéis e um padre que faz desse fiéis quase que seguidores de um culto. Um dia, durante a missa, o padre mais velho morre enquanto fazia um intervalo e o acusado é o Padre Jovem. Benoit Blanc chega para desvendar esse crime. Esse filme é melhor que o segundo e mais filosófico. Josh O'Connor está ótimo como o Padre Jovem. NETFLIX

Sentimental Value - esse filme tem camadas e tem meta linguagem. A casa é quase que o personagem principal porque tudo acontece dentro dela e o filme começa com uma redação da filha mais velha sobre a casa. Duas irmãs perdem a mãe e o pai ressurge depois de muitos anos. Ele é um diretor de cinema famoso mas não faz um filme há 15 anos. Ele tem um roteiro e quer que a filha mais velha faça o papel principal mas ela se recusa. Esse filme aborda vários assuntos desde como fazer filmes, se expressar na sua língua mãe, depressão, família, a vida, o universo e tudo mais. 

Foi Apenas Um Acidente - filme iraniano sobre um homem que escuta uma passada que ele identifica como sendo de seu torturador. Ele sequestra o tal torturador mas como ele não tem certeza, porque nunca viu a cara do homem, ele vai atrás de quem possa identificá-lo. O filme tem até partes que poderiam ser uma comédia de erros e também é tenso. O final é a cereja do bolo. 

Sorry Baby - Uma professora recebe a amiga que está gravida. As duas moravam juntas quando uma coisa aconteceu com a professora e vamos descobrindo aos poucos. É muito bom e bem feito.

Avatar: Fogo e Cinzas - Teria feito um post para esse filme mas não tenho nada a mais acrescentar do que escrevi quando vi o segundo filme. Esse filme é praticamente a mesma história do segundo com um grupo de Navis novos, um povo do fogo que só quer causar o caos. Claro que esse filme é lindamente feito, cada vez melhoram as técnicas. Gostaria de ter visto mais sobre os comerciantes viajantes e esse filme poderia ter tido 40 minutos a menos.

Jay Kelly - George Clooney é um ator de sucesso na carreira mas não pessoalmente. Ele está ficando velho e quer se conectar com a filha mas ela vai viajar pela Europa. Adam Sandler é o agente dele e se dobra e desdobra para fazer tudo que o Jay Kelly quer. O Jay Kelly aproveita que tem um prêmio a receber e usa a desculpa para stalkear a filha pegando o mesmo trem que ela. Acontece que Jay é charmoso e dificilmente alguém diz não para ele (a não ser a Laura Dern que vê o absurdo e cai fora). NETFLIX

Die My Love - li o livro da Adriana Harwics e foi como montar um quebra cabeças porque a narrativa é meio que devaneios. O filme tem algumas diferenças par ao livro, a Jennifer Lawrence faz uma personagem mais simpática, mas o tema principal está lá: a depressão de uma mulher que tem um filho pequeno que ela não sabe cuidar muito bem e um marido que não ajuda em nada.

The Mastermind - Josh O'Connor trabalhou muito esse ano e ele sabe escolher os projetos. Aqui ele esta desempregado e tem a brilhante idéia de roubar 2 quadros de um museu que ele frequenta com a família. Ele se acha super inteligente e é um cara observador. Ele bola um plano que tinha tudo para dar certo mas claro: pessoas. O desenrolar da trama é meio lento mas o final é ótimo. MUBI

The Roses - adoro o filme dos anos 1980 com a Kathleen Turner e Michael Douglas, esse novo achei ruim. Nem o humor britânico da Olivia Coleman e Benedict Cumberbatch salvaram. Os dois tem zero química. É a história de um casal que vai se odiando até o divórcio. DISNEY

After The Hunt - Julia Roberts é uma professora universitária que se vê entre sua aluna geração Z e seu amigo (também professor) quando a aluna o acusa de assédio. É um filme tenso. PRIME

Bugonia - Emma Stone faz uma empresária que é sequestrada por dois caras teoria da conspiração que acham que ela é um ET. É caótico e as vezes engraçado.

Sirat - filme espanhol sobre um pai que vai, com o filho pequeno, procurar a filha no meio de uma rave no Marrocos. A filha não está nessa rave mas uma galera diz que ela pode estar na próxima e o homem decide seguir essa galera pelo deserto do Saara. Detesto música eletrônica repetitiva e esse filme tem muito disso, o design de som e fotografia são muito bons mas não me importei nem com os malucos da rave nem com o pai procurando a filha porque o próprio irmão dela disse: "ela não fugiu, é adulta e foi embora". 


Séries

Angela Diniz Assassinada e Condenada - Angela Diniz foi assassinada por Doca Street em Buzios nos anos 1970. Ele foi a julgamento e a defesa alegou "defesa da honra". Foi tão absurdo que muitas mulheres se organizaram para protestar e ele foi levado a um segundo julgamento e foi condenado. Essa série mostra boa parte da vida da Angela Diniz e também mostra o julgamento. O podcast A Praia dos Ossos é melhor e mais detalhado mas achei a serie boa. HBO

Beatles Anthology - essa série feita nos anos 1990 foi remasterizada, colocaram algumas coisas a mais e é um delícia de assistir os próprios Beatles contando sua história. DISNEY

The Beast in Me - uma escritora que perdeu o filho e se separou da esposa está morando sozinha numa casa enorme que ela quase não consegue manter porque não consegue escrever seu próximo livro. Ela teve um livro se sucesso. O novo vizinho é um empresário do ramo da construção e quer construir um caminho asfaltado para correr no meio do mato e para isso ele tem que convencer os vizinhos. A escritora nega, ele vai tentar convencê-la e acaba oferecendo ser o assunto do próximo livro dela. Ela aceita porque quer investigar o que aconteceu com a primeira esposa dele que sumiu. NETFLIX

Emily in Paris - Na quinta temporada a Emily está em Roma e acha que vai ser a chefe do escritório italiano mas Sylvie tem outros planos. Emily tem que se virar várias vezes e consegue. Suas roupas nessa temporada estão menos escola de samba. NETFLIX


Novela Coreana

Surely Tomorrow - Park Seo Jun está nessa novela mas nem parece que é ele no poster. Ele faz um jornalista que tem que decidir publicar ou não uma matéria sobre uma celebridade envolvida com drogas. Acontece que esse homem é o marido da ex-namorada do jornalista e ele não quer que ela sofra. Ele publica o artigo, ela se divorcia e os dois voltam a se encontrar. Os episódios alternam entre o presente e o passado dos dois. É tudo MUITO LENTO, mais lento que o lento normal coreano. O babado aumenta quando a irmã dela pede para o jornalista convencer a mocinha a ficar na Coréia do Sul para trabalhar na empresa porque a irmã está com alzheimer e assim não vão perder a empresa que o marido vilão da irmã quer vender.

Não sei quantos episódios essa novela vai ter mas 10 já seria suficiente.


27.12.25

Momento TOC livros 19 (parte dois)

Nos últimos 3 anos tenho mantido uma média de 55 livros por ano, as vezes mais, as vezes menos. 

Esse ano fiquei abaixo da média com 47 livros.

Vamos ao resumo de 2025.

- Como sempre li mais mulheres: 26 autoras.

- Países lidos esse ano: Coréia do Sul, Japão, China, Brasil, EUA, Inglaterra, França, Hungria, Espanha, Alemanha, Italia, Nigéria.

- Li meu primeiro mangá ano passado e esse ano li outro de 12 volumes. Talvez ano que vem leia o terceiro.

-Foram 5 HQs lidas.

- Tentei e consegui ler menos livros beira de piscina: foram só 5, sempre bons depois de uma leitura mais pesada. Nem coloco mais esses livros no goodreads mas estão aqui na lista.

- Li dois livros com mais de 800 páginas que deveria valer por 3 livros cada: Um defeito de cor e Cisnes Selvagens.


A primeira parte dos livros de 2025.


Vamos a segunda parte:

- Annie Bot - Sierra Greer - Annie é um robô criado para agradar seu dono. Existem dois tipos de robôs: os que fazem tudo programado (para trabalhos domésticos) e seguem ordens e os que aprendem com as informações dadas (robôs sexuais). Annie começa como um robô programado mas seu dono faz um upgrade e ela passa a aprender com as informações dadas porém ela deixa de ser boa em limpar a casa mas aprende outras coisas. O dono gosta que a IA da Annie a faz parecer mais humana. Acontece que quanto mais Annie aprende mais a relação entre os dois vai ficando mais complicada. O livro é todo no ponto de vista da Annie.

- Dead Dead Demon's Dede Dede Destruction volumes 4 a 12 - Inio Asano - Conta a história de Kadode e Ontan desde meninas até adultas num mundo constantemente ameaçado pro uma nave alienígena que paira sobre Tóquio. Tem vários outros personagens (Hiroshi melhor pessoa) e mostra vida que segue mesmo com uma ameaça constante no céu. A história desse mangá começa a ficar boa mesmo a partir do volume 3 até o volume 11. O volume 12 foi meio que um pulo do tubarão e ficou confuso mas a série como um todo é muito boa. Já estou pensando qual vai ser o próximo mangá.

- Butter - Asako Yuzuki - Esse livro é um convite a comer um pãozinho com manteiga a cada capítulo. Rika é uma jornalista que quer escrever um artigo sobre Manako Kajii, uma mulher que está presa por matar 3 homens. Manako seduzia os homens com sua comida, os abandonava e eles morriam. Ela era sempre a última a ter contato com eles. Rika tentou muitas vezes entrar em contato mas só consegue uma resposta quando Rika pede uma receita de carne cozida (que foi o que última vítima comeu). Quando se encontram na prisão Manako convence Rika (que mal faz miojo) a fazer um arroz com manteiga e shoyo, mas não qualquer manteiga, tem que ser uma manteiga boa. Aí, meus amigos, é pegar aquele pãozinho quente passar a manteiga e aproveitar o resto do livro e uma história sobre fome: por comida, conexão, amizade, por conhecimento, independência e aceitação.

- Starman - David Bowie e a era Ziggy Stardust - Reinhard Kleist - Uma HQ sobre como David Bowie chegou na fase Ziggy Stardust e também um bocado sobre o início de carreira. O texto é mais ou menos mas os desenhos são muito bons. Para ler escutando Bowie.

- As Perfeições - Vincenzo Latronico - a história de um casal milenial que se mudou para Berlim para viver a vida hipster premium com todos os detalhes. Ler esse livro foi como assistir um filme do Wes Anderson.

- Good Guy - Kate Meader - uma jornalista que tem que escrever o perfil de um jogador de um time de hockey. Esse jogador era colega de exercito do marido dela (que morreu em combate). O jogador deixou a carreira no hockey de lado para servir no exercito e agora está de volta e  todos tem expectativas que ele vai fazer o time ganhar. A jornalista acha que ele não gosta dela e ele não facilita a entrevista mas aí coisas acontecem ou não seria um romance beira de piscina.

- A Contagem dos Sonhos - Chimamanda Ngozi Adichie - história de 4 mulheres africanas que estão interligadas. Chiamaka é uma escritora de viagens nigeriana que mora nos EUA. ela vem de familia rica e é uma romântica. Zikora é uma advogada de sucesso, também nigeriana que mora nos EUA, que tem tudo menos um marido e um filho. Ela engravida do namorado, ele some e a deixa apra cuidar sozinha da filha. Kadi é da Guiné e vai morar nos EUA para filha ter uma vida melhor e é empregada da casa da Chiamaka Omelogor é a única que mora na Nigéria e trabalha com finanças, ela abriu um fundo para ajudar mulheres abrirem negócios. Omelogor tem um blog ótimo onde ela dá conselhos para homens.

- Dickens and Prince - Nick Hornby - Um livro que compara dois artistas prolíficos. Dois workaholics. Nick Hornby é fã de ambos e ele consegue traçar paralelos em vários aspectos da vida dos dois. Para ler escutando Prince e depois ler um dos livros do Charles Dickens.

- The Next Girl - Carla Kovach- Um bebê recém nascido é encontrado na porta da biblioteca da cidadezinha. Gina é a detetive que investiga o caso e descobre que o bebê é filho de uma mulher que está desaparecida ha 4 anos. Então essa mulher desaparecida, que já estava sendo dada como morta, está viva e Gina tem que voltar a investiga o caso do desaparecimento. Zero mistério e muitas mulheres abusadas. Não recomendo.

- How To Kill Your Family - Bella Mackie - Grace está presa por um crime que não cometeu e começa escrever sua história. Seu pai é um bilionário que largou a mãe dela quando soube que estava grávida. A mãe da Grace morreu quando ela tinha 13 anos e ela foi adotada pela familia do seu melhor amigo. Ela arquiteta toda uma vingança contra a família de seu pai e vai matando um por um para que o pai sofra com todas as mortes. Dei risadas com algumas observações dela mas Grace não é tão inteligente quanto ela acha que é.

- Coisa de Rico - Michel Alcoforado - o subtítulo desse livro é: A vida dos endinheirados brasileiros. É um livro fofoca mais do que um estudo dos ricos. É divertido. O interessante é que o comportamento do rico é mimicado por outras classes sociais. As comparações são todas com ricos americanos (e alguns europeus), acho que faltou uma pesquisa sobre os ricos do outro lado do mundo para saber se o comportamento do brasileiro é especial. Resumindo: Rico é o outro.

- It's a Love Story - Annabel Monaghan - depois de um livro de uma serial killer decidi ler algo bem leve. Jane era uma atriz quando criança e trabalhou numa série até a adolescência. Agora ela trabalha num estúdio escolhendo roteiros para filmes. Ela tem um roteiro que adora e quer transforma em filme mas terá que trabalhar com Dan, um diretor de fotografia que negou o outro roteiro dela. Acontece que para fazer esse filme acontecer ela precisa convencer Jack, um cantor famosérrimo, a fazer uma música para o filme. Ela e Jack gravaram uma música de sucesso para a série quando ela tinha 16 anos. E onde que o Jack vai tocar? Na cidade onde mora a família do Dan e não tem hotel e os dois tem que ficar no mesmo quarto. É fofo.

- Totally and Completely Fine - Elissa Sussman - esse livro é um spin off de outro da mesma autora. O outro livro é sobre um ator e uma jornalista. Esse livro é sobre a irmã do ator que ficou viúva e está lidando com o luto. Lauren vai até o set de filmagem do irmão e outra cidade e conhece Ben (outro ator no filme). Ela está viúva ha 3 anos, acha o Ben gostosão, e os dois ficam juntos. Ela volta com a filha adolescente para sua cidadezinha e continua falando com Ben via texto. Até que um dia Ben aparece na cidadezinha e conquista todo mundo. A narrativa alterna entre presente e passado da Lauren com o marido. O Ben é um fofo mas forçaram a amizade com o final.

- Cisnes Selvagens - Jung Chang - autobiografia da Jung Chang onde ela conta sua história, de sua avó e de sua mãe com a história da China no século 20. Sua avó foi concubina de um general (e tinha que amarrar os pés), sua mãe já foi jovem comunista e Jung cresceu fã do Mao Tse Tung porém com muitas dúvidas conforme a Revolução Cultural vai acontecendo. É um retrato da China.

- Fique Comigo - Ayobami Adebayo - comprei esse livro na livraria em SP porque tinha uma indicação da vizinhança que dizia: "Esse livro acabou com a minha vida! Simplesmente fiquei obcecada." E eu fiquei curiosa. Conta a história do casal Yejide e Akin que se apaixonaram, se casaram e vivem bem até a pressão da família dele por um filho. A sogra arranja uma segunda esposa para o marido porque acha que se a segunda esposa engravidar a Yejide também vai engravidar. Yejide é contra, ela disse pro Akin desde o início que não queria um relacionamento não monigâmico, mas não consegue ir contra tudo e todos e muitas coisas acontecem.


E esses foram os livros de 2025. Vou manter a meta de 40 livros para 2026.


Momento TOC Livros dos outros anos: (1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8), (9), (10), (11)(12)(13), (14)(15), (16), (17) e (18)

17.12.25

A Única Saída

Quando fiz o post sobre o cinema sul coreano contemporâneo coloquei 3 filmes do Park Chan Wook, Oldboy, A Criada e Decisão de Partir e quero adicionar esse mais recente: A Única Saída.

Park Chan Wook sabe usar a câmera como poucos, zoom in e zoom out, cernas aéreas, planos abertos e fechados e ele sabe contar uma história.

No começo vemos Mansu e sua família fazendo um churrasquinho com carne especial dada pela empresa que fabrica papel onde ele trabalha. Ele, a esposa, o filho e a filha em sintonia na sua casa grande com jardim e dois cachorros.

Acontece que Mansu vem a descobrir que a carne especial não era prêmio e sim uma compensação pela demissão. 

Mansu tenta então arranjar outro emprego na mesma área mas não consegue. Ele trabalha num armazém mas também é demitido. Quando o dinheiro da recisão começa acabar a esposa decide sair das aulas de tênis e volta trabalhar meio período (com um dentista bonitão). Ela também tira a filha autista das aulas de violoncelo e diz que colocou a casa a venda.

Mansu não quer se desfazer da casa porque foi nela que ele cresceu, ele é apegado a sua estufa onde ele cuida de plantas e bonsais. E também não quer mudar o estilo de vida o qual ele já se acostumou.

De todas as escolhas que esse homem tem ele decide que a única saída é eliminar os outros concorrentes ao cargo que ele quer numa outra fábrica de papel. Mansu então pesquisa quem são esses outros candidatos e chega a conclusão que terá que eliminar 3 pessoas: dois candidatos e o homem que ocupa a vaga.

Mansu se dedica a sua tarefa mas é meio atrapalhado. Aí tem que ver o filme para saber como essa história de desenrola. E vale a pena.

Tem uma cena inusitada que tenho certeza ficará na cabeça depois de ver esse filme. A trilha sonora é ótima.

A comparação com o Parasita é inevitável porque ambos filmes falam da competitiva sociedade coreana que pode levar as pessoas a extremos.

O Lee Byung Hun está ótimo, geralmente só vejo ele fazendo drama e nesse filme ele colocou a veia cômica para jogo. A esposa dele é a Son Ye Jin que só vejo fazendo papel de mocinha romântica (Pousando no Amor e Something In The Rain) mas nesse filme ela está bem diferente, mais madura.

A Tia Helô acharia tudo um absurdo e diria 417 "Ai, Jesus!" para a bonsai do Mansu.