17.5.09

Capadocia


A Capadocia (que aqui se pronuncia Capadoquia, e se escreve Kapadokya) é uma região central aqui da Turquia onde tem umas formações geológicas únicas. Ha milhares de anos depois de explosões vulcânicas a lava se transformou nessas rochas em forma de chamine (para mim parece sorvete ou chantilly). Com o tempo as rochas de lava foram cobertas por uma camada de material mais resistente, mas por dentro é muito fácil cavar.

As pessoas moravam dentro dessas formações, construiam igrejas com paredes pintadas detalhadamente. Então aqui se ve essas rochas pontudas com janelinhas, portas, chaminés, etc. Tem gente que ainda mora dentro de algumas.




A Capadocia tem muitas cidades subterrâneas, algumas de ate 8 andares onde os cristãos fugidos do império romano se escondiam. Eles tinham um sistema de portas que só abria por dentro, sair sem saber a senha nem pensar. Nos não fomos em nenhuma cidade subterranea, ficamos passeando entre as cidades e casinhas dentro dos pirulitos.


goreme

Nos estamos na vila de Goreme, que eh uma gracinha, é um lugar tranquilo, os turistas passam o dia fora e a noite todo mundo vai passear no centrinho. Eh quase toda construída nas formações, o nosso quarto de hotel é uma caverna. É a vila mais legal das que compõem a área de atrações. Alem de Goreme tem Urgup, Uchisar e mais algumas.

goreme by night
(parece uma daquelas caveiras dos goonies)
goreme de dia

O Goreme Open Air Museum eh muito legal. Lá se anda por uma vila de rochas e dentro de varias tem igrejas. A maioria das igrejas so se ve a area do altar com as colunas, mas tem três com pinturas detalhadas e muito bonitas. A Dark Church só é iluminada por uma janelinha e as pinturas la dentro são lindas. Eu escutei de um guia alheio (porque a gente não tinha um) que aquelas pinturas estavam lá justamente porque como era escuro os ladrões não sabiam o que tinha ali para roubar. É impressionante como conseguiram pintar lá dentro.

goreme open air museum
passeando nas casinhas
pintura da dark church

Indo de Goreme para Urgup tem o Red Valley, com rochas avermelhadas, e varias formações engraçadas. Se tem uma vista do vulcão coberto de neve muito bonita. Entre Urgup e Avanos tem o Fairy Valley, em Zelve, que tem as formações mais fálicas da região, e outras que parece que foram montadas e desenhadas tamanha delicadeza. Em Avanos tem varias lojas e industrias de cerâmica.

mais pirulitos
a pedra camelo

Em Uchisar tem um castelo muito legal. Era uma cidadela dentro da formação rochosa no topo do morro. A vista lá de cima de quase todo o vale e do vulcão é espetacular, valeu a subida.


castelo em Uchisar (é essa pedra gigante

Tenho certeza que os Flintsones eram daqui.

Um dos passeios é sobrevoar a área de balão. Tem que acordar as 5 da manha para pegar o nascer do sol. Eu não fui, mas hoje de manhã dava para ver os varios balões saindo para passear. Assim que der eu coloco a foto aqui para vocês verem.
É tudo muito bonito. Saimos daqui para outra região. Conto depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário