21.5.09

Turquia: last days

Saímos de Selcuk e fomos para Bergama (aka Pergamo) onde tem ruínas de uma acrópole. E essas ruínas ficavam num morro altíssimo, difícil visualizar o pessoal levando as pedras lá para cima, e mais difícil ainda pensar como os alemães levaram a maior parte morro abaixo e  para Alemanha (com a autorização do sultão da época). Chegamos la em cima, ventava demais, e frio, desistimos e fomos ver as ruínas de um templo que ficavam embaixo.

acropole
árvores que parecem bolinhas de algodão verde

Também ventava muito, mas deu para andar no meio das colunas.


Fomos em direção a Asso, uma vila no litoral do Mar Egeu e parece mais uma vila do norte da Inglaterra com casas de pedra. O visual la de cima era lindo.

litoral do mar egeu

Estrada para Troia, que fica perto de Canakkale. Em Troia tem um parque com ruínas e um cavalo de madeira fake para crianças. Não entramos nesse parque porque já tinhamos visto muitas ruínas e depois descobrimos que cavalo fake tem por toda parte. E nem tinha o Brad Pitt e nem o Eric Bana.

cavalo de troia fake em canakkale

Ficamos a noite em Canakkale, eu aproveitei para fazer outro hamam (dessa vez era original, mais massagem e menos sauna) e de manha pegamos o ferryboat para o lado europeu, e viemos para Istambul. A estrada pelo litoral do Mar Marmara tinha uma vista maravilhosa.

canoa quebrada?
na estrada beirando o mar marmara


Sobre as estradas da Turquia: são excelentes, inclusive a estrada de terra que pegamos hoje (esta em fase de acabamento). E são muito bem sinalizadas, não tivemos problema nenhuma vez, e quando ficamos na duvida foi so perguntar, os turcos são muito simpáticos e prestativos.

A Beth disse que as melhores coisas da Turquia sao: a beleza unica da Capadocia e de Pamukkale, o litoral do mar Egeu e do Marmara, a arquitetura e artesanato antigo;  a simpatia, generosidade, amabilidade e bom humor dos turcos; e tomar cafe da manha no telhado do hotel em Istambul. O ponto fraco foi a arquitetura contemporanea e a poluição visual (segundo o Nick, mais antena parabolica do que kebab de carneiro).

A comida eh boa. Aqui se come muita carne de carneiro, mas o frango eh bem macio. Eles fazem um arroz muito parecido com o que se come no Brasil. Descobri que so kebab eh a carne cortada em pedaços e o sis kebab  eh o espetinho (se pronuncia shish kebab). No cafe da manha eles servem pepino, tomate e azeitona. Alias, pepino e tomate tem em todas as refeições. A pizza deles se chama pide e tem o formato de um barco. 


Daqui vamos para Berlim. Ate lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário