25.5.09

Pergamon Museum



Eh uma unanimidade, da guia do walking tour ao Lonley Planet: se voce so for ver UM museu em Berlim, tem que ser o Pergamon.

Nos fomos ate a cidade de Pergamo (aka Bergama) na Turquia, mas nao entramos na acropole. Ainda bem. Seriam 20 liras turcas (10 Euros)  gastas para ver so pedras, porque o que restou do altar e do templo de Atenas, esta aqui na Alemanha no museu que leva o nome da cidade.

Pelo mesmo preco do ingresso na Turquia eu vi: o altar de Pergamo, o portao de Ishtar, varias esculturas helenisticas, partes do templo da deusa Athenas (que tambem estava em Pergamo), o portao do mercado de Miletus, muitos tapetes  islamicos, altares de mesquitas e mosaicos. E tinha tambem uma fachada de um palacio da Jordania.

altar de mesquita do iraque

O Pergamon eh um museu com coisas grandes, mas nao eh um museu grande. O British Museum eh maior (de graca) e mais variado. Mas os alemaes dividiram as obras em varios museus. Para ver coisas do Egito tem que ir para o Altes Museum; para ver arte bizantina, idade media e gotico italiano tem que ir ao Bode Museum, e por ai vai. Ficam todos na ilha dos museus.

estatua de athena e a fachada do templo

O altar do templo de Pergamo eh impressionante. Carregaram muitas pedras e montaram o que seria o friso de esculturas do templo. Confesso que esperava ver as esculturas um pouco mais inteiras, mas da para ter uma ideia.


parte do altar de pergamo

 Para mim, o museu tem duas coisa mais impressionantes que o altar de Pergamo: o Portao de Ishtar (da cidade da Babilonia) que eh lindo com seus tijolos azuis e leoes em alto relevo e tambem eh enorme, e a Mschatta Wall uma parte da fachada de um palacio na Jordania.

portao de ishtar

hall de entrada de ishtar

leoes em relevo

mschatta wall

O portao do mercado de Miletus (uma cidade na Anatolia, Turquia) tambem impressiona pelo tamanho. Eh parecido com a fachada da biblioteca de Ephesus. 

mercado de miletus

Eh tudo muito bem conservado, e eles dao aqueles aparelhos com fones de ouvido para escutar a historia dos objetos. Eh para passar metade do dia por la. 

Aconselho a quem for viajar para o Egito, Turquia, Grecia, Ira, Iraque, e areas afins, dar uma passada, antes ou depois, nos museus de Berlim, Londres e Paris, para ter uma visao completa. Os lugares estao la, mas as obras de arte e objetos estao aqui.


PS. as fotos desse post e dos outros fora todas tiradas por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário