16.5.09

Hamam

Depois de um dia inteiro na estrada (estradas excelentes e bem sinalizadas) para chegar em Goreme, na Cappadocia, resolvemos experimentar o Hamam que eh o banho turco.

Primeiro voce entra num vestiario e te dao uma toalhinha fina para cobrir o corpo. Tem que usar a parte de baixo do biquini, ou a calcinha, a parte de cima eh opcional. A mulher vem e passa uma mascara verde no seu rosto e te manda para a sauna. Depois de 15 minutos voce sai e tem uma area grande com uma mesa de marmore enorme em forma de pentagono com varias torneiras em volta. Deita-se um tempo no marmore quente, muito quente, quente tipo arquibancada de estadio em dia de sol. Ai vem a mulher, te tira da mesa e te senta do lado da torneira e comeca a jogar agua, depois ela vem com uma luva esfoliante e te esfrega ate sair toda a sujeira mesmo.

Tudo isso com a toalhinha meio que enrolada no corpo proque o espaco eh coletivo, homens e mulheres juntos. Coisas que eu nao entendo: aqui homens se separam das mulheres para tudo, rezar, comer, etc e na hora do banho eh todo mundo junto?

Bom, depois desse banho voce tem que deitar outra vez no marmore do inferno (dessa vez protegida por outra toalhinha) e a mulher joga um sabao em cima e comeca a massagear. A massagem eh excelente, forte e com pressao. Depois disso ela te manda para uma piscina de agua gelada, que eh um alivio depois do marmore infernal. Pode ficar la quanto tempo quiser, depois eh so sair e tomar uma chuveirada. Na saida eles trocam a toalhinha por uma toalha mais grossa para secar e voce [pode ficar numa area com espriguicadeiras tomando um suco ou um cha. Eles oferecem uma massagem de oleo alternativa, mas essa eu nao fiz.

No fim eu estava limpa, cheirosa, relaxada e pronta para outra.

A melhor parte foi quando a mulher que me deu banho perguntou quantos anos eu tinha e ao ouvir a resposta ela soltou um sonoro "nooooo", e...

ela: eu achava que voce tinha 25.
eu: so se for outra vez.
ela: voce eh casada?
eu: nao.
ela: ahhh, entao eh por isso que voce parece mais jovem. Eu ja me casei, tenho 20 anos e pareco da mesma idade que voce.

Um comentário: