30.5.09

Krakow



95% dos turistas que vem para Cracovia vem para ver 2 coisas: Auschwitz e as minas de sal.

Eu nao vi nenhum dos dois. Downtown Cracovia ja tem uma historia tao rica que nao deu tempo de explorar as redondezas. A praca principal, Rynek Glowny, da cidade data do sec 13, foi projetada em 1257. La tem a torre com relogio, um predio chamado Cloth Hall que eh o shopping mais antigo de todos os tempos, esta ali deste do sec 14 (com algumas renovacoes) e tem duas igrejas antigas. Alias, o centro antigo da Cracovia tem tanta igreja quanto o Pelourinho.

cloth hall por fora
praça
cloth hall por dentro
st. mary's church

Andando pelas ruas se tem a senscao de estar em cada uma das epocas pela qual a cidade passou. Felizmente foi uma das poucas cidades que os nazistas nao bombardearam (afinal, tinham que viver ali e guardavam as obras de arte), e os comunistas preservaram, entao esta tudo intacto.

rua florianska

A Florianska Gate era o portao de entrada da cidade. Ali perto fica o Museu Czartoryski, onde esta a Lady with an ermine, do Leonardo da Vinci, um dos 4 retratos femininos pintados por ele. O museu nao tem muita coisa, mas vale o ingresso.

florianska gate

A joia da cidade eh o Castelo Wawel. Fica no unico morro da cidade e la de cima se tem uma vista bonita do rio Wisla. O Wawel eh enorme e muito bonito. Tem construcoes de varias epocas, o primeiro rei que foi coroado la foi em 1320. E dentro do castelo esta a catedral que vai do gotico ao barroco.

entrada
jardim
patio
catedral

Andamos tambem pelo Kazimierz, que era o bairro judeu desde o sec 15. Na segunda guerra foi dizimado. As sinagogas foram reconstruidas, e ainda tem muitos predios antigos. Parece que do outro lado do rio ainda tem o predio onde era a fabrica do Schindler (sim, aquele do filme do Spielberg).

O passeio por Cracovia terminou no Collegium Maius que esta la desde 1400. Tem um patio bonito onde as aulas eram dadas. Nicolau Copernico estudou la, o Papa Joao Paulo II tambem.

patio do collegium maius

O grande desafio na Polonia eh tentar pronunciar os nomes das ruas e das cidades.

essa até que é fácil
josefa who?

Nenhum comentário:

Postar um comentário