7.6.11

Nas estradas da Guatemala



Para conhecer a Guatemala nos alugamos um carro. Sem GPS para ficar mais emocionante.

As estradas da Guatemala sao boas, mas sao simples. Nao tem buracos, so estao duplicadas perto da capital, e nao tem acostamento. Sao estradas para velocidades baixas e os guatemaltecos respeitam e nao correm muito. Alias, o transito e trafego eh sem stress.

As distancias sao curtas e, justamente porque as velocidades sao baixas, demora para chegar, mas sao estradas agradaveis.

na balsa

A sinalizacao eh boa em alguns trechos e em outras nao tem, mas eh so perguntar que te indicam o caminho certo. Teve um carro que ate nos disse "follow me" e nos levou ate nosso destino. As estradas sao bem policiadas, inclusive pelo exercito em alguns lugares. Nos fomos parados algumas vezes, mas era so para ver documentos e todos muito educados.

cobras na pista

Nos passamos por montanhas, florestas, lagos, e vimos bastante do interior do pais. As mulheres de Antigua e do Lago Atitlan se vestem com roupas tipicas completamente diferente das mulheres na estrada entre Flores e Coban. E na estrada entre Rio Dulce e Tikal, nao vimos nenhuma em trajes tipicos.

peru na estrada??

Entre Flores e Coban foi o trecho mais cansativo (e mais bonito). Foram 250km em 5 horas. O grande motivo dessa demora nao foi transito, nem a balsa que tivemos que pegar, nem os caminhoes no caminho; o que atrasou esse trecho foram os tumulos, tambem conhecidos como quebra molas.

malditos túmulos

Em alguns pontos chegava a ter 8 seguidos, e, para o meu desespero, em certo ponto vi uma placa que dizia "tumulos a cada 150m". Gente, isso eh tumulo que nao acaba mais. Pelo nossos calculos foram mais de 100 tumulos.

4 tumulos seguidos

Mesmo com esses tumulos todos, foi tudo bem e nossa experiência nas estradas da Guatemala valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário