1.6.11

O canal do Panama



O canal comecou a ser construido em 1880 por um frances, quando o territorio ainda era colombiano, mas ele enfrentou muitas dificuldades do terreno, chuvas torrenciais, as doencas tropicais (o nosso velho conhecido aedes aegypti atacava impunemente, transmitindo a febre amarela) e foi a falencia. Depois, em 1903, os americanos entraram no pareo, atraves de um tratado, e uma luta armada, transforam a parte do territorio colombiano no Panama. Os Panamenhos, em 1904, em troca pelo aumento de seu territorio, deram aos americanos o controle da zona do canal pela bagatela de 10 milhoes de doletas e mais uma renda anual. O canal foi inaugurado em 1913 e comecou a operar em 1914.


vindo do pacifico

Todo o terreno em volta do canal era considerado solo americano e os panamenhos nao tinham acesso. Em 1964 houve uma revolta dos panamenhos que queriam o territorio do canal de volta, e em 1977 o Jimmy Carter assinou um tratado que devolveria a zona do canal ao Panama em 31/12/1999. Entao, agora os panamenhos sao donos do canal e de todo o dinheiro que ele rende.


indo para o lago gatun


E nao eh pouco dinheiro nao. Tem navio que paga mais de 250 mil doletas para passar pelos 8okm do canal. (e quem pagou menos foi um homem que atravessou a nado nos anos 20, ele pagou 36 centavos) E certamente eh mais barato que dar a volta pelo continente.

O Canal eh uma das obras de engenharia mais incriveis. Tudo foi tao bem feito que funciona do mesmo jeito ha quase 100 anos. Inclusive os portoes das comportas sao originais (e enormes com 26 metros de altura cada). O canal nao tem nenhuma bomba fazendo a troca da agua nas comportas, eh tudo feito atraves de buracos onde a agua eh transferida de um lado para o outro. Se mudaram alguma coisa foi o sistema de abrir os portoes de mecanico para hidraulico.

A estacao/eclusa de Miraflores eh a primeira de quem vem do Pacifico e ultima de quem vem do Atlantico. Alem dela existem outras duas estacoes. Todas sao para levar os navios de e para o nivel do lago Gatun (maior man made lake), onde navegam entre as saidas.

O ingresso vale uma visita a um museu bacana, um filminho sobre o canal e ficar la vendo os navios passarem. Quando um navio se aproxima, um narrador chama todos para verem e explica todo o proceso das comportas. Quando os portoes vao abrir para o navio passar o narrador faz disso o evento do ano. Serio. Parece que foi gol decisivo em final de copa do mundo.


um navio entrando e outro saindo

Itálico

portoes abrindo (emocao)


navio passando


Os panamenhos votaram num plebiscito para aumentar o canal, e obras de ampliacao das eclusas estao sendo feitas. Eh uma obra necessaria, assim mais (e maiores) navios vao poder passar. O navio que vimos passando tinha uma folga de 70 centimetros de cada lado.


Quando estavamos saindo para ver o canal, uma senhora nos viu tentando pegar um taxi, perguntou onde iamos e ofereceu carona. Ela disse que ia la perto buscar a filha na natacao e nos deixava na estacao de Miraflores, a que fica mais perto da Cidade do Panama. A Rosario, uma Colombiana muito simpatica, casada com um americano da forca aerea, nao so nos levou ate a bilheteria da estacao como nos levou para um passeio por Clayton (onde a filha dela faz natacao), a antiga base militar americana e hoje um bairro da Cidade do Panama. Ate 2000 os panamenhos eram proibidos de entrar nessa área e hoje podem comprar casas la dentro. O bairro eh mantido como se ainda fosse uma base militar.

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