6.6.11

Tikal


templo II

A estrada de Rio Dulce ate El Remate, a cidadezinha mais perto do parque de Tikal, foi boa, sem muito transito e chegamos no final da tarde.

No meio do caminho demos uma passada em Flores, uma cidade que fica numa ilha do lago Peten Itza, e onde a maioria dos turistas que vao ver Tikal ficam.

gringos curtindo o lago

Nos hospedamos em El Remate, na pousada de um americano, o David, que mora na Guatemala ha 35 anos. A pousada dele eh muito boa, com jantar ou cafe da manha incluido na diaria, um jardim bonito e vista para o lago (o terceiro lago dessa viagem).

No dia seguinte fomos a Tikal, um parque nacional com o maior sitio arqueologico de ruinas Mayas. Para ver a primeira ruina Maya eh preciso andar 15 minutos numa trilha na floresta, mas eh tranquilo.

Chegamos na Plaza Mayor onde estao as piramides/templos I e II. O templo I eh conhecido como o Grande Jaguar , tem 38 metros, mas nao da para subir. O templo II eh um pouco mais baixo, mas tem uma escadinha de madeira para ver a praca e a acropolis sul la de cima. A simetria das pirâmides sempre impressiona.

plaza mayor e great jaguar visto do templo II

acropolis

Andamos ate o templo IV, que eh o mais alto com 70 metros e tem uma escada facil de subir. A vista de la eh fantastica, da para ver todo o parque por cima e as pontas das piramides.

vista de cima do templo IV

No caminho tem alguns bichos locais e se escuta um barulho ensurdecedor de macacos gritando (parece um cara num megafone chamando os companheiros para greve).



Tem uma area chamada Mundo Perdido com outras piramides menores e estruturas de moradia.



O templo V tem 57 metros, eh mais baixo que o IV, mas tem uma escada muito mais radical e se bate um vento mais forte la em cima da um medinho.

templo V

parece facil, mas nao eh

a vista vale a pena

O parque eh bem organizado, melhora se voce tiver um mapa, e, se preferir, um guia. Os caminhos sao todos arborizados e ameniza o calor. O que muitas pessoas fazem eh chegar no parque bem cedo para ver o sol nascer de cima do templo IV e tambem andar pelo parque com menos calor.


E o guia em Copan estava certo, Tikal eh pura arquitetura, mas Copan tem mais detalhes.


O tempo todo que estava em Tikal so me lembrava do Apocalypto, o filme que o Mel Gibson dirigiu sobre os Mayas.




Um comentário:

  1. Uliana Formagio20/07/2011, 16:32

    Olá, tudo bem?? Adorei seu post, na semana que vem vou para a guatemala a trabalho e estou em duvida se vou para tikal ou para chichicastenango+panajachachel, pois só tenho 1 dia de folga... na sua opinião, qual prefere? Por favor, mande para uliana@protectepi.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir