27.7.12

Cerimônia de abertura

Não sei nem qual foi a minha parte favorita, Danny Boyle, você e todos que fizeram essa festa, estão de parabéns. 

Começou com um campo verdinho cheio de animais que mais parecia o Shire dos Hobbits de O Senhor dos Anéis. Depois veio a revolução industrial com as chaminés e os trabalhores nas minas de carvão. Kenneth Branagh recitou Shakespeare e ali foi forjado um dos anéis olímpicos (one ring to rule them all?) que se juntaram no alto com uma chuva de fogos.




Então passou um filme com o James Bond (Daniel Craig #morri) indo buscar a Rainha Elizabeth II (ela mesma) para ir de helicóptero para o estádio. O helicóptero apareceu em cima do estádio e a Rainha saltou de paraquedas. Melhor momento (1). E aí ela apareceu na arquibancada com o Príncipe Phillip. #humorbritânico



Depois veio uma homenagem ao NHS, o serviço de saúde britânico, e a literatura infantil com a JK Rowling lendo Peter Pan e várias Mary Poppins chegaram do céu.

A seguir o Melhor momento (2). O Tema de Carruagens de Fogo e Mr. Bean tocando UMA nota no teclado junto com a orquestra. Ele ficou entediado e logo sonhou que estava na cena clássica da corrida na praia. Rowan Atkinson é bom demais!

Aí veio o momento musical e a playlist foi the best! Passou por todas as décadas, e música boa os britânicos tem de sobra. E uma homenagem ao inventor do www.

Mostraram a tocha olímpica passando por todas as cidades e no fim o David Beckham (lindo!) estava numa lancha no Rio Tamisa levando a tocha.

Os atletas todos entraram, vi meu amigo Bella (que entrou com a delegação da Suíça), e o porta bandeira do Brasil foi o Rodrigo Pessoa. Além da bandeira, cada país tinha uma espécie de cumbuca de bronze. O Arctic Monkeys fez um cover de Come Together e entraram várias bicicletas com ciclistas alados, ficou bonito.

Aí veio o blá, blá, blá dos discursos e juramentos, e a Rainha finalmente declarou a abertura dos Jogos Olímpicos.

A tocha chegou ao estádio e, depois de uma volta olímpica, atletas jovens acenderam uma espécie de flor feita das cumbucas de bronze. Ao som do Pink Floyd as cumbucas foram levantadas e se uniram formando a pira olímpica. O design da pira é do Thomas Heatherwick, palmas para ele. Simples, simbólica e linda.



Para finalizar: Sir Paul McCartney cantando Hey Jude.

Impecável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário