8.7.12

Chatsworth House



Chatsworth é a casa e propriedade dos Duques de Devonshire, fica em North Derbyshire perto de Chesterfield e Sheffield.

A história da casa começa com o Sir William Cavendish e sua esposa Bess of Hardwick que ali construiram, em 1552, uma mansão estilo tudor na beira do rio Derwent.



Atenção para não se perderem com os nomes.

Sir William Cavendish (1) e Bess tiveram 8 filhos, e seu segundo filho, também William (2), depois da morte do pai e do irmão mais velho, se tornou o primeiro Conde de Devonshire.


William Cavendish (2), primeiro Conde de Devonshire, teve cinco filhos com sua esposa Anne. O mais velho recebeu o nome de William (3) e mais tarde herdou o título se tornando o segundo Conde de Devonshire.


William Cavendish (3), o segundo Conde de Devonshire, teve 3 filhos com Christiana, e o filho mais velho se chamava....wait for it.... William (4), que depois, como vocês já devem ter adivinhado, se tornou o terceiro Conde de Devonshire.


Esse William Cavendish (4), o terceiro conde, é o pai de outro William (5), que se tornou um político influente que recebeu o upgrade de título de Conde para Duque de Devonshire (finalmente!) 


O primeiro Duque de Devonshire começou a reconstrução da casa, em 1687, em estilo clássico. Ele contratou um arquiteto holandês, mas o despediu e contratou Thomas Archer para terminar a casa.





O quarto Duque de Devonshire (entre 1755 e1764) deu início ao traçado do parque e jardim.





O sexto Duque de Devonshire (uma chance para adivinhar o nome dele), entre 1811 e 1858, fez outra reforma na casa, adicionando a ala norte e a biblioteca. Esse duque contratou um paisagista para melhorar o seu jardim, com fontes, observatório e tudo que está lá até hoje.







O Duque de Devonshire hoje é o décimo segundo e não se chama William (ufa!), mas se chama Peregrine Andrew Cavendish (pensando bem, prefiro William). Ele mora em uma parte da casa com a família e a outra é aberta a visitação, assim como os jardins.


o labirinto


A casa fica aberta de 11 de março a 23 de dezembro. Para visitar pode escolher ver a casa e os jardins ou só os jardins. Em volta da casa tem um parque enorme que é aberto ao público, e muitas pessoas vão passear ali. A casa também tem uma fazendinha com animais.

Chatsworth já recebeu muitos visitantes ilustres: Mary, Queen of Scots (que foi prisioneira lá); a princesa Vitória (antes de ser rainha) e a Princesa Diana, entre outros. A moradora mais conhecida foi Lady Georgina Spencer, que se casou com o quinto Duque de Devonshire (William Cavendish. Oh, really?), e dividiu a casa com ele e a amante Elizabeth Foster. Essa história foi contada no filme The Duchess, que teve cenas filmadas em Chatsworth.

Outro filme com cenas na casa é Orgulho e Preconceito de 2005. Chastworth é Pemberley, a casa do Mr. Darcy. (e quase dá para ver ele andando na grama do jardim. I wish.)


todas ( e todos) procuram mr. darcy

A casa é enorme. Achei muito escuro por dentro, a maioria das paredes são pintadas ou de madeira, mas é bonito, tem muitas peças interessantes. Tem um quarto todo dedicado a coroação da Rainha Elizabeth II ( a Duquesa de Devonshire da época foi acompanhante (?)). Dentro de um dos quartos tinha uma senhora vestida a caráter que explicava como era a vida das empregadas na casa, e como cuidavam das nobres (momento Downton Abbey).









o quinto duque adorava cachorros






qual duque gostava de jogar ping pong?

Gostei muito do jardim. É lindo! Confesso que me perdi dentro do labirinto, quase fico por lá, tive que seguir um casal até a saída.










entrar é fácil
KD saída??
Mais fotos no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário