30.10.13

Analisando a música: Fake Plastic Trees (Radiohead)

Em 2006 quando fiz o primeiro Momento TOC do iPod mini, que tinha na época, concluí que as músicas do Radiohead me deixavam deprimida. Como estava escutando as músicas em ordem alfabética toda vez que vinha uma que me deixava triste era só olhar o visor que "Radiohead" estava lá. No segundo Momento TOC, ainda no iPod Mini, cheguei a mesma conclusão.

Provavelmente já está na hora de outro Momento TOC no iPod nano (que deve ter mais de 2300 músicas), mas vou deixar isso para outro dia.

Hoje na corrida entrou High and Dry e a minha vontade era parar de correr e ficar olhando o mar e quem sabe dar uma choradinha. Não sei vocês, mas o Radiohead faz isso comigo (ou talvez porque minha panturrilha estava doendo).

O Radiohead é uma banda inglesa formada em 1985 e de lá para cá tem 8 albuns: de Pablo Honey (1993) a King of Limbs (2011). O album queridinho dos fãs é OK Computer (com Paranoid Android, Karma Police, Lucky, Let Down e No Surprises).

A banda experimenta com vários tipos de sons, instrumentos, gêneros musicais e também na forma de divulgar e vender seus discos. O lançamento de In Rainbows (2007) foi feito na internet e cada um pagava o valor que queria pelas músicas (inclusive podia não pagar nada). Não sei se essa estratégia funcionou para a banda, mas o album seguinte teve preço fixo.

Acho que são as melodias melancólicas das músicas do Radiohead que tem esse efeito, são quase todas estruturadas para extrair alguma emoção. Talvez seja intencional. Até a voz do Thom Yorke se encaixa na forma. E o guitarrista Johnny Greenwood é compositor de ótimas trilhas sonoras especialmente nos filmes do Paul Thomas Anderson (trilha de There Will Be Blood é sensacional).

Não foi fácil escolher uma música para analisar, mas decidi fazer Fake Plastic Trees porque é uma das músicas que melhor representa essa coisa de trazer emoções a tona e é uma das mais conhecidas da banda, não a toa. Essa música já foi usada em filmes (Patricinhas de Beverly Hills), séries (Entourage) e na campanha da Síndrome de Down com o Carlinhos.

Fake Plastic Trees é do segundo album da banda, The Bends (1995), que tem outras três músicas que gosto: High And Dry, My Iron Lung e Just. Dizem que Thom Yorke escreveu essa música sobre o Canary Wharf, que é uma área de Londres que foi construída sobre um terreno baldio inutilzado para ser o business district da cidade e teriam colocado plantas artificiais lá. Pessoalmente não gosto do Canary Wharf, é mais do mesmo em prédios com fachadas de vidro, é impessoal. Acho justo que tenha servido de inspiração para essa reflexão sobre consumismo e aparências.

É uma música sobre a superficialidade (e falsidade) das coisas e pessoas que começa lenta, cresce e termina melancólica. E como disse o pessoal da teoria da conspiração do forum, também pode ser uma música sobre depressão. Independente da letra, é a melodia que fica na cabeça, mas vamos saber do que o Thom Yorke está falando.


Her green plastic watering can
For her fake Chinese rubber plant
In the fake plastic earth

Essa música tem três personagens: a mulher, seu companheiro e o narrador. Começamos com a mulher que coloca água nas plantas de plástico made in China, plantadas na terra falsa com uma vasilha de plástico. Só nessa frase temos mais de 200 anos de plástico rondando a terra antes de se desintegrar.

What she bought from a rubber man
In a town full of rubber plans
To get rid of itself

O que ela comprou do homem de borracha, numa cidade de borracha? Métodos para se livrar da plastificação são de plástico. Mais do mesmo.

It wears her out, it wears her out

Essa frase aqui tem duplo sentido. 1) ela pode estar cansada, exausta de todas essas coisas fakes, de fingir ou 2) todo esse plástico e borracha vai sobreviver a ela ("wears her out" - desgastá-la).

She lives with a broken man
A cracked polystyreneman
Who just crumbles and burns

A mulher mora com um homem quebrado, prejudicado, violado. Um homem de poliestireno (também conhecido como: isopor) que se desfaz e queima (afinal, isopor é altamente inflamável).

He used to do surgery
For girls in the eighties
But gravity always wins

And it wears him out, it wears him out

Ele era um cirurgião. Não sei se fazia plásticas em mulheres de 80 anos (que se acham garotinhas) ou nas garotas nos anos 1980, e qualquer forma ele está cansado de perder essa luta contra a gravidade, exausto da futilidade. FATO: a gravidade sempre ganha.

She looks like the real thing
She tastes like the real thing
My fake plastic love

Essa parte da música é significativa, e é quando a música atinge o ponto alto. É aqui que o narrador nos conta sua história. Apesar dela (provavelmente a namorada) parecer real e ter gosto real ele não consegue acreditar no amor, é falso e de plástico. Ele acha que é uma ilusão...

(Momento história da propaganda: "It's the real thing" foi o slogan da Coca-cola nos anos 1970, então pode ser que deram para ele uma Coca Zero e ele está reclamando.)

But I can't help the feeling
I could blow through the ceiling
If I just turn and run

Esse sentimento de frustração, ele se sente inadequado, é difícil se encaixar numa fantasia. Um desespero que dá vontade de correr.

And it wears me out, it wears me out

A ilusão, ou tentar mantê-la, o está esgotando.

If I could be who you wanted
If I could be who you wanted all the time, all the time

"Se eu pudesse ser o quem você queria, o tempo todo." Pode ser uma vontade que ele tem de querer atender as expectativas dela OU uma constatação que ele não consegue mais fingir e nunca vai conseguir ser o fake plastic love dela.


Lencinhos na mão?
Adoro esse supermercado do video.

29 comentários:

  1. Essa é uma das melhores letras do mundo ! fala de mais comigo, e acho que com todo mundo...

    ResponderExcluir
  2. @rafael, né? também acho que é muito atual. :)

    ResponderExcluir
  3. é verdade... tipo, 'ela parece ser de verdade, meu amor falso de plástico...' nessa parte da música, me da vontade de chorar, gritar, um desespero .... lembro de uma garota que eu namorei, e penso em meu amor de plástico, tipo, sentimentos que não duraram nada, não eram verdadeiros, ... acho que eu tô viajando né.. mas amo de mais essa musica, e estou ouvindo ela agora..hehe

    ResponderExcluir
  4. @Rafael a parte chave dessa música é o fim quando ele diz "Se eu pudesse ser o quem você queria, o tempo todo." Todos nós temos expectativas com os outros e com nós mesmos, acho importante reconhecer o que é expectativa e saber distinguir aquilo que esperamos daquilo que nos é oferecido. O amor de plástico da música é porque ele ama uma coisa irreal (que apenas parece verdadeira). Alguns sentimentos não duram muito tempo mas não quer dizer que não sejam verdadeiros. :) bjo!

    ResponderExcluir
  5. "But I can't help the feeling
    I could blow through the ceiling
    If I just turn and run" nessa parte a minha opinião é diferente da sua. Eu entendi da seguinte forma: ele não consegue fugir pq ele a ama,ele se sente preso a ela, "eu explodiria se eu apenas me virasse e corresse" ele explodiria pq ele não teria forças pra se manter longe dela,seria como uma e explosão.. e naquela parte q diz "ela parece real,ela tem sabor de real,meu falso amor de plástico" eu acho que ele quis dizer que ele se sente iludido em relação a ela, mas ao mesmo tempo está perdido de amor,mas é um amor vazio,ele sente que é tudo uma ilusão,como se ela não fosse real exatamente por ser um amor tão vazio. esse é o meu ponto de vista. Mas gostei da sua análise. Ficou boa :) so ficou diferente da minha
    Bjs ::)

    ResponderExcluir
  6. @anonimo, também gostei do seu ponto de vista: se ele se separar dela vai sofrer mais ainda, mesmo sabendo que está iludido.
    acho que a música é aberta a várias interpretações mesmo. :) obrigada pela colaboração. bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi moça, não costumo comentar em blogs, mas estou passando por um momento que a música se encaixa e decidi procurar alguma interpretação dela. Concordo muito com o que escreveu, muito bom o texto. Um grande abraço :)

    ResponderExcluir
  8. AMEI! CENA FINAL DE "BRUNA SURFISTINHA"...COM ESSA TRILHA SONORA!
    A INTERPRETAÇÃO ESTÁ DEZ! O VIDEOCLIPE ESTÁ ÓTIMO: COM OS INTEGRANTES DA BANDA DENTRO DO CARRINHO DO SUPERMERCADO, OU SEJA, COMPRAMOS PRODUTOS PARA CONSUMIR E NÓS, PESSOAS HUMANAS, TAMBÉM VIRAMOS PRODUTOS A SEREM CONSUMIDOS EM NOSSAS RELAÇÕES (AMOROSAS, TRABALHO, AMIZADES). É TUDO FAKE. É TUDO DESCARTÁVEL. NUMA SOCIEDADE Q VALORIZA CADA VEZ MAIS O CONSUMISMO ATÉ AS PESSOAS VIRAM OBJETOS A SEREM CONSUMIDOS!
    MÚSICA RICA DEMAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci a música através do filme e devo ter ouvido umas 30 vezes hoje XD

      Excluir
    2. Anonimo e Bru, fui ver esse filme um dia desses, a música encaixou bem. :)

      Excluir
  9. Achei sua interpretação da Musica fake Plastic trees,Achei muito interessante.
    E olha que estamos em 2019.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Resolvi tirar o resto da noite pra tocar ela hoje e vim parar na sua analise hahah. Eu tinha quase certeza que batia com meus sentimentos nesse momento. Embora tenha ouvido a canção várias vezes e desde a adolescência, eu nunca havia me aprofundado nela como agora. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! :) o analisando nasceu disso: de escutar as músicas desde sempre mas nunca prestar atenção nas letras.

      Excluir
  11. Obrigado pela sua visão da música. Eu legendo muitos clipes e alguns eu pego a tradução dos clipes do TVZ do Multishow que legenda seus clipes internacionais já tem 20 anos. Na parte "I could blow through the ceiling" eles traduziram como "fico muito excitado". Eu estou tentando achar da onde tiraram isso para passar num programa de videoclipes legendados, porque não entendo nunca que ele quis dizer isso na música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!
      é porque "blow through the ceiling" é uma expressão para não caber em si, que pode ser excitado, o pessoal do multishow traduziu muito ao pé da letra. por isso coloquei desesperado que cabe mais dentro do sentido da música. :)

      Excluir
  12. Obrigado pela análise. Parece que Radiohead e Bauman estavam em sintonia. O amor de plástico, que parece real, tem até milhares de seguidores, pega fogo e derrete ou evapor. Fake Plastic Trees é sobre as relações líquidas numa sociedade do espetáculo em que a excrescência do consumo é a lei? É sobre o caráter descartável da vida pós moderna? É sobre o conforto que nos desgasta a vontade de viver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Bauman mas pode ser tudo isso aí. :)

      Excluir
  13. Eu acredito que a personagem o ama, mas ele é "todo quebrado" por um passado do qual ele não consegue se livrar. "Cirurgia em garotas ou garotos nos anos 80 - talvez aborto ou até aqueles internamentos sem consentimento para a homosexualidade (Nos Estados Unidos era muito comum desde os anos 60). Enfim, o personagem percebe que sua amada até tenta ama-lo e se dedica. Ela "rega a planta", ou seja, se dedica mas é DE PLASTICO no sentido figurado pois ele acredita que NAO HA JEITO, é unção por causa de suas feridas do passado. Entendo que a mulher no texto é perfeita mas ele considera que ele não tem "salvação", sei lá. Ele a Ana, e ele se desgasta vendo o quanto ela tenta, mas seria lá, ele não tem jeito. Acredito que a música inteira é sobre o amor dela por ele e ele não merecendo e não conseguindo corresponde-la. (Sim, estou sendo repetitivo) kkk estou chapado, mas é isso. Ela tenta e ele não se perdoa mas tenta ama-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Editei e não consigo remover hahaha escrevi mais completo abaixo

      Excluir
  14. Eu acredito que a personagem o ama, mas ele é "todo quebrado" por um passado do qual ele não consegue se livrar. "Cirurgia em garotas ou garotos nos anos 80 - Ele é médico, talvez aposentado, afastado como muitos militares após um desgaste... Fez aborto ou até aqueles internamentos sem consentimento para a homosexualidade (Nos Estados Unidos era muito comum desde os anos 60 - internamento compulsório e até aquela cirurgia no lóbulo que esqueci o nome para que a pessoa correspondesse ao seu gênero e a dita ordem natural das coisas, não sei a melhor palavra). Enfim, o personagem percebe que sua amada o ama e se dedica na relação... Ela se dedica e ele acredita ser em vão pois não se perdoa ou é deprimido por causa do trauma.. Ela "rega a planta" (por isso a dedicação)... O vaso de plástico é metafora, é o significado de "seja o que ela fizer não vai adiantar (O vaso sao os métodos, amor carinho, atenção)... porém ele é DE PLASTICO - NAO HA JEITO, por causa de suas feridas do passado. Entendo que a mulher no texto é perfeita mas ele considera que ele não tem "salvação", sei lá. Ele a ama, e ele se desgasta vendo o quanto ela tenta, mas não tem jeito. Acredito que a música inteira é sobre o amor dela por ele e ele não merecendo e não conseguindo corresponde-la. (Sim, estou sendo repetitivo) kkk estou chapado, mas é isso. Ela tenta e ele não se perdoa mas tenta ama-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem a terceira pessoa na música que olha essa mulher com admiração. Talvez esteja apaixonado por ela HAHAHAHA mds

      Excluir
  15. ... que observa essa dedicação, talvez um vizinho... Que conhece a história e faz a narrativa pra gente. Ele os observa. Como é uma terceira pessoa, meu amor FAKE se encaixa nisso. Toda a música com os adjetivos do sentimentais e de comportamento do casal ele usa palavras "plástico" isopor porque sei amor por ela é impossível. "E se eu pudesse ser quem você queria/merece" AAAHHHH falem comigo!!! (João/ Curitiba)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João! reflexões chapadas são as melhores!
      eu acho que o narrador da historia é apaixonado pela moça que é casada com o médico mas todos vivem uma repetição, rotina. o plastico é duradouro mas a vida e o corpo são efemeros e ao memso tempo o plástico é uma imitação do real.
      o narrador é um observador e não está livre da expectativa por isso ele diz "se eu pudesse ser quem você queria, o tempo todo." MAS é o que ele acha que ela quer (e olha que nem estou chapada hahahaha)
      tem uns outros comentarios interessantes aqui. dá pra pensar um bocado sobre essa musica, ainda mais se vc juntar com a melodia crescente e decrescente no final.

      Excluir
    2. Sim, Kaká... Confesso que estava ouvindo e escrevendo. Seria mais claro se eu dissesse que toda a narrativa é da terceira pessoa, o "vizinho", o observador que narra ao seu modo a vida do casal, e SIM! ELE é apaixonado por ela e vê toda a dedicação dela por aquele homem quebrado. Não sou bom no inglês mas se a tradição que analisei é correta da sim pra pegar que o "marido" também se desgasta com todo o amor da esposa... Ele também é uma vítima, não parece ser alguém ruim... São os traumas. MUSICA perfeita demais MDS...🙌🙌 (João)

      Excluir
    3. @Kaka chapado é melhor 🤣Inclusive essa terceira pessoa pode ser ele mesmo. Ele analisando a situação de fora, quem sabe essa mulher finalmente o deixou e ele volta com as memórias. Eu acho mais simples o "vizinho" porque fica mais fácil de lermos a cena, mas tudo pode. Letras inteligentes nós permitem vivenciar o que acontece. Música atemporal é isso!

      Excluir
    4. 😄
      sim! pode ser ele olhando a própria relação pelo angulo de um terceiro.
      estão todos desgastados nessa musica. (menos o plastico que não acaba nunca)

      Excluir