22.11.13

Potosí e Uyuni

De Sucre para Uyuni, onde saem os tours para o Salar, é uma viagem de 6 horas de carro passando por Potosí. Para ir de ônibus tem que pegar um até Potosí, esperar algumas horas e pegar outro até Uyuni (ônibus sem banheiro interno). Nós tinhamos pensado em contratar um taxi para nos levar mas fomos informados que o pessoal de Uyuni é muito controlador com quem opera na sua área e só poucos carros são autorizados a fazer o trajeto (segundo o cara da agência local em Sucre : "the people there are mean".  No meio da estrada tem pedágios oficiais e não oficiais). Acabamos contratando uma minivan com motorista (autorizado) que nos levou até Uyuni com um pit stop em Potosi.

ponte sobre o rio seco
buraco coração na montanha
chola pastorando as ovelhas

A estrada de Sucre até Potosi e depois até Uyuni é muito boa, e a paisagem belíssima. Foi uma viagem muito agradável.

vila

Potosí em algum ponto do século 17 foi uma das cidades mais ricas do mundo por causa da exploração da prata que era enviada a Espanha. A cidade fica aos pés do Cerro Rico, uma montanha que parece uma pirâmide, de onde são extraídos os minérios.

rua com o cerro rico ao fundo
cholas em potosí

A cidade fica a 4000 metros de altitude, e você sente cada molécula de oxigênio faltando enquanto anda pela cidade. Passamos pouco tempo lá, só vimos a praça principal e algumas ruelas adjacentes. Tem muitas construções coloniais, ruas estreitas, quase sem calçadas e muita gente andando nas ruas. O passeio mais popular em Potosí é visitar as minas, mas esse não fizemos.

em potosí quem ajuda atravessar a rua é
um cachorro

Uyuni é a cidade na porta do salar, fica a 3700 metros de altitude. É basicamente terra de ninguém. Sabe aqueles lugares nos filmes western que os cavaleiros forasteiros chegam e o vento sopra a poeira e aquelas bolinhas de galhos secos? Pois é, Uyuni é quase isso, sem o charme das construções de madeira (com muito concreto e tijolo), e ao invés de um saloon tem muitas pizzarias. O turismo está crescendo, muitos estrangeiros passam ali, e o crescimento rápido da cidadezinha é visível.

no meio do nada tem uyuni
avenida principal
cholas colocando a conversa em dia

(Foi mais ou menos nessa área que pegaram o Butch Cassidy e o Sundance Kid)

Uyuni é onde começa (ou termina) a aventura no salar. É de lá que partiu o tour que ia nos levou por 3 dias atravessando o salar e o deserto até o Atacama no Chile.


Nenhum comentário:

Postar um comentário