3.1.14

Book Report: S.- J.J. Abrams e Doug Dorst


O J.J Abrams, o cara que nos deu LOST (saudades Sawyer), Fringe, Alias, Felicity, Star Trek reloaded, Missão Impossível 3 e está a cargo dos próximos Star Wars, teve a idéia para um livro e chamou o Doug Dorst para ajudá-lo a escrever.

Nunca li nada do Doug Dorst, é escritor de sci-fi/terror, mas ele tem um livro chamado The Surf Guru que só pelo título já coloquei na wish list.

Pelas séries e filmes, sabemos que o Mr. Abrams adora mistério, teoria da conspiração, e fez até um trailer para lançar o livro.

Eu ia comprar esse livro no kindle quando descobri que era interativo (adoro!), ou seja, tem que ser o livro físico mesmo. S. não é como Building Stories, que vem numa caixa enorme e tem a história fragmentada em pedaços (livros, livretos, panfletos, mapas, plantas baixas, revistas, etc) e você vai lendo do jeito que quer juntando os pedaços na cabeça.

Em S. vem um livro tamanho normal com papéis soltos dentro e tem quatro coisas acontecendo ao mesmo tempo. É metalinguagem: um livro dentro de um livro sobre um livro.

Um livro antigo, "Ship of Theseus", é achado por uma estudante que trabalha da biblioteca da universidade e ela deixa um recado escrito para o rapaz que o leu anteriormente. Os dois passam a se corresponder por notas deixadas ao longo das margens do texto do livro. Então:

1) tem a história do livro em si que é sobre um cara sem memória que zanza por cidades, eventos, lugares esquisitos, um navio e até pelo tempo tentando descobrir quem é.
2) tem o mistério do autor do livro (o tal V.M. Straka) que ninguém nunca viu e existem várias especulações e teorias da conspiração sobre quem ele é e sua relação quem traduziu suas obras, inclusive é por esse motivo que os dois leitores começam a "conversar" pelas margens laterais do texto.
3) tem a história dos dois leitores que temos que juntar os pedaços através do que escrevem nas laterais do texto do livro. Essa parte as vezes é confusa porque para determinada épocas eles usam cores diferentes de canetas, algumas notas estão mais no futuro que outras (um dos motivos pelo qual o livro não funciona no kindle).
4) tem você que está lendo tudo isso.


Para ajudar a decifrar o mistério do escritor (e revelar mais sobre os leitores) ainda tem várias coisas dentro do livro como: cartas, postais (do Brasil), mapas em guardanapos, telegramas, fotos, xerox de páginas de outros livros, obituário de jornal, etc. Tem que ter cuidado porque cada coisa está colocada na página onde tem a referência, ou seja, é bom segurar o livro direito para os papéis não cairem.

Além de tudo isso, claro que exige uma pesquisa na internet. É bom consultar o amigo Google (uma sugestão: Eotvos Wheel).



Confesso que, apesar de achar o conceito genial, no começo achei esse livro difícil de ler. As notas nas laterais me atrapalhavam demais (detesto ler livro sublinhado por outra pessoa), mas depois que entendi como funcionava, e acostumei, a leitura fluiu.

Eu li tudojuntoaomesmotempoagora, mas depois fui num forum que sugeriu ler o capítulo principal do livro e voltar para ler as notas em azul e preto referentes aquele capítulo. Depois de ler o livro inteiro voltar e ler as notas em roxo e vermelho e por fim as apenas em preto. De todo jeito eu não teria conseguido ler separadamente, mas fica a dica.

Tem muito daquela coisa de LOST (inclusive uma ilha) onde uma pessoa faz uma pergunta e a outra pessoa responde com outra pergunta ou com uma frase enigmática. Tem também um bocado de frases que podem ser encontradas em papos filosóficos de bebuns no botequim da esquina.

A história dos leitores (e a do escritor por tabela) prendeu mais a minha atenção do que a do livro "Ship of Theseus". Na verdade acho que todas poderiam ser melhor desenvolvidas.

Para ser sincera não achei nada de misterioso nesse livro, poderia ser melhor, ainda assim a experiência foi divertida.

4 comentários:

  1. Olá, onde você comprou o livro? No Brasil não sai nunca :(

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia!

    Comprei na Amazon americana e nem demorou muito para chegar.

    (imagino que para produzir um livro desses aqui as editoras locais vão querer cobrar uma fortuna. lá fora custa uns 25 dólares)

    ResponderExcluir
  3. Tem no Brasil já e tem um preço bacana, R$ 69,00, acho que se converter sai até mais barato que o importado

    ResponderExcluir
  4. @AJ

    É verdade, lançaram aqui no Brasil esse ano! (2 anos depois do lançamento nos EUA, mas dá trabalho mesmo traduzir e imprimir esse livro)

    Com o dólar no preço que está fica mais barato comprar aqui mesmo. (quando comprei o dólar ainda estava a 2)

    ResponderExcluir