4.7.18

Reunion

Esse ano a turma que estudei na Escola Americana fez 30 anos da formatura do high school. Eu não me formei com essa turma porque só estudei com eles da 5ª a 8ª série. Terminei o middle school com eles mas, antes de começar o high school, fui para uma escola brasileira para terminar o que na época chamava de científico. Saí da Escola Americana para uma brasileira para me preparar melhor para o vestibular. Os sistemas de ensino são diferentes e as prioridades também.


O pessoal que organizou a reunion resolveu chamar todas as pessoas que passaram pela turma, nem que tenha sido só um ano. A Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ para facilitar) é uma escola onde muitos filhos de expatriados estudam enquanto seus pais trabalham no Rio. Tem muitos alunos brasileiros, e muitos que estudavam lá desde o jardim de infância, mas a maioria é de estrangeiros.

Como é uma escola em que os horários de atividades escolares vão até a tarde, todos nós passavamos quase que o dia inteiro na escola, porque tinha muitas atividades extra curriculares. Eu participava de quase todos os time de esportes. Então a vida era na escola e mesmo que alguém tenha passado só um ano lá tem muitas lembranças. No meu caso foram 4 anos.

Confesso que não me lembrava de muitas pessoas mas tenho um yearbook de 1983 (quando estavamos na 7ª série) que eu recorri algumas vezes para ver se lembrava de alguns nomes na lista de pessoas que vinham para a reunion.

símbolo da escola

A reunion teve vários eventos: teve fim de tarde num quiosque na praia, teve churrascaria, alguns foram para um resort e teve o brunch na escola que foi a melhor parte.

Eu não ia nessa escola há mais de 30 anos (saí de lá em 1984). A estrutura combinada com o terreno é uma coisa maravilhosa. São 8 prédios hexagonais de 3 a 4 andares, sem paredes fixas na parte interna que permite uma variedade na organização do espaço. Podem ser: salas de aula, escritórios, bibliotecas, laboratórios, etc. A EARJ tem 80 anos, esse campus foi construído na década de 70 e antes disso a escola ficava no Leblon. Hoje os alunos estão divididos entre esse campus da Gávea e o novo que é na Barra da Tijuca.


Os prédios ficam num terreno que é uma floresta. A área verde é incrível, e a vista do alto do último andar do prédio do high school é belíssima.

vista do high school

A maior parte da escola continua igual, é uma escola grande, com campo de futebol, 3 quadras, refeitório, tinha uma piscina mas não tem mais. A mudança que mais notei é um sinal dos tempos: as portas sanfonadas que eram abertas para fora foram substituidas por paredes e janelas de vidro a prova de balas. E agora é tudo no ar condicionado.


Estudar nessa escola foi um privilégio, pela estrutura, pela educação e pela variedade cultural dos colegas.


A escola organizou um brunch em uma das bibliotecas, espalhou yearbooks de vários anos para a gente ver, colocaram um telão no auditório para vermos o jogo Brasil x México, e fizeram um tour pela escola.


Tiramos fotos, lembramos de histórias, e nem parecia que tinha passado tanto tempo.

A memória é uma coisa engraçada, antes de chegar na escola me lembrava de poucas coisas, mas entrando lá pipocaram lembranças que eu não tinha há anos. Pessoas que eu achava que não ia reconhecer foi só olhar ao vivo que sabia quem era, e o mesmo acontecia comigo. Escutei muito "Ahhh agora eu lembro de você!" ou "A sua cara é a mesma!".


Claro que alguns colegas mantiveram contato ao longo dos anos mas acho que era só um grupo pequeno, a maioria realmente não se via há pelo menos 30 anos.

E agora temos um grupo de whatsapp para manter contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário