25.10.18

Analisando a música: Grace Kelly (MIKA)

Quando estava na Africa minha amiga só tocava Franz Ferdinand porque estava se preparando para o show que fomos semana passada. Em um dos dias em Cape Town, do nada, lembramos do MIKA, que ele andava sumido e que gostavamos muito de seu primeiro disco Life In A Cartoon Motion.

Minha amiga o viu ao vivo em Londres há uns 10 anos e disse que o show dele é ótimo.

MIKA é um cantor libanês britânico. Ele morou em Paris e na Inglaterra, fala francês, inglês, espanhol e italiano fluente. Ele começou tocar piano desde cedo e em 2006 ele lançou seu primeiro single Relax Take It Easy.

Em 2007 MIKA lançou Life In A Cartoon Motion com várias músicas que fizeram sucesso: Love Today, Big Girl, Billy Brown, My Interpretation, Happy Ending e a analisada da vez Grace Kelly que chegou a ocupar primeiro lugar no Reino Unido.

Em 2009 veio outro disco bom The Boy Who Knew Too Much que tem a ótima Rain e Blame It on The Girls.

Depois ele lançou mais dois discos Origin of Love (2012) e No Place In Heaven (2015) que não conheço bem as músicas, mas vou escutar e ficar em dia com o MIKA.

No início da carreira MIKA era comparado ao Freddie Mercury (com as devidas proporções), acho que pelo jeito expansivo dele no palco, é performático, e é um cantor que também é pianista, mas as semelhanças acabam aí. MIKA tem um tom de voz agudo que ele usa muito bem, não tem medo de assuntos polêmicos em suas músicas, faz tudo num tom muito divertido e várias músicas são dançantes.

MIKA compôs Grace Kelly depois que os executivos de uma gravadora disseram que ele deveria mudar para se encaixar em algum modelo pop, tentando moldá-lo em algo que eles queriam. Foi uma música que veio da frustação. Ele diz que mandou a letra para esses executivos, eles nunca deram retorno e depois ele conseguiu gravar seu disco do jeito que quis e incluiu essa música.

Música composta com sentimento é sempre boa, seja sobre amor, raiva, dor de cotovelo ou sobre querer ser quem você é.

Então vamos saber qual o recado que MIKA passou pros executivos da gravadora.

Para começar, para quem não sabe, Grace Kelly foi uma atriz americana que nos anos 1950 estava fazendo sucesso, fez filmes do Hitchcock (um deles foi o ótimo Janela Indiscreta de 1954), ganhou um Oscar por The Country Girl (1954), quando o Príncipe de Mônaco apareceu na vida dela, casaram em 1956 e ela foi ser princesa em Mônaco. Ela nunca voltou a atuar, apesar de ter sido oferecida alguns papéis, inclusive pelo Hitchcock, e faleceu em um acidente de carro em 1982.

grace kelly em janela indiscreta


I wanna talk to you

(The last time we talked, Mr. Smith, you reduced me to tears
I promise you, it won't happen again)

A música começa com o MIKA chamando alguém para uma conversa e entra essa fala da Grace Kelly em The Country Girl: "Sr. Smith, da última vez que conversamos você me fez chorar. Prometo que não vai acontecer outra vez." Ou seja, MIKA está preparado.

E tem outras falas dela inseridas na música.

Do I attract you?
Do I repulse you with my queasy smile?
Am I too dirty?
Am I too flirty?
Do I like what you like?

E a conversa começa com uma série de perguntas porque MIKA quer saber qual é o problema, por que querem que ele mude. É o sorriso enjoado? É o jeito sacana? Ou será que flerta demais? "Será que eu gosto do que você gosta?"

I could be wholesome
I could be loathsome
I guess I'm a little bit shy
Why don't you like me?
Why don't you like me without making me try?

E emenda com o que ele poderia ser: saudável ou detestável. Você escolhe. Mas ele é tímido e um pouco inseguro então quer saber porque essa pessoa não gosta dele, por que não gosta sem que ele tenha que se esforçar?

I tried to be Grace Kelly
But all her looks were too sad
So I tried a little Freddie
I've gone identity mad

E ele tenta bastante. Ele tentou ser a Grace Kelly mas seus looks (que podem ser olhares, figura, aparência) eram muito tristes e aí tentou ser Freddie (Mercury), em uma clara referência as comparações que faziam dele com o vocalista do Queen (nesse momento MIKA até faz um hum rum como o Freddie). Resumindo: não sabe mais quem é.

I could be brown
I could be blue
I could be violet sky
I could be hurtful
I could be purple
I could be anything you like
Gotta be green
Gotta be mean
Gotta be everything more
Why don't you like me?
Why don't you like me?
Why don't you walk out the door!

E temos um refrão muito melódico com uma lista de tudo que ele poderia ser: marrom, azul, céu violeta (adoro a subida que a música dá nessa frase), pode ser ofensivo, roxo (essa rima de hurtful com purple é ótima), qualquer coisa que queiram.

"Tenho que ser verde, malvado e tudo mais. Por que não gosta de mim?" e termina com o que imagino ser um fora "Já que você não gosta de mim que tal ir embora!". PAH!

(Getting angry doesn't solve anything)

Mais uma frase da Grace Kelly dizendo que ficar com raiva não resolve nada.

How can I help?
How can I help it?
How can I help what you think?
Hello, my baby
Hello, my baby
Putting my life on the brink
Why don't you like me?
Why don't you like me?
Why don't you like yourself?
Should I bend over?
Should I look older just to be put on your shelf?

E ele volta a um tom mais amigável (pero no mucho). "Como posso evitar? Como posso evitar o que você pensa? Oi querido, estou colocando minha vida na beira (do abismo?). Por que você não gosta de mim?"
E vem a melhor pergunta: "Por que você não gosta de você mesmo?"
"Devo me curvar? Devo parecer mais velho só para ser esquecido?"
Acho que não.

I tried to be Grace Kelly
But all her looks were too sad
So I tried a little Freddie
I've gone identity mad

Grace Kelly? Freddie? Chega de crise de identidade!

I could be brown
I could be blue
I could be violet sky
I could be hurtful
I could be purple
I could be anything you like
Gotta be green
Gotta be mean
Gotta be everything more
Why don't you like me?
Why don't you like me?
Why don't you walk out the door!

O refrão com tudo que ele pode ser.

Say what you want to satisfy yourself
But you only want what everybody else says you should want

E aqui o fora final: fale o que quiser para se satisfazer (ou se convencer) mas você é maria vai com as outras.

I could be brown
I could be blue
I could be violet sky
I could be hurtful
I could be purple
I could be anything you like
Gotta be green
Gotta be mean
Gotta be everything more
Why don't you like me?
Why don't you like me?
Why don't you walk out the door!

Esse refrão final que tem a lista de todas as possibilidades quer mesmo dizer: "posso ser o que quiser e a porta é a serventia da casa!"

(Humphrey, we're leaving)

E Grace Kelly concorda, vamos embora.

Kerching!

E termina com esse som de dinheiro entrando no caixa. Mika fez um bom din din com essa música e esse album sendo o que ele queria ser. Dorme com essa executivos da gravadora.

Os videos do MIKA são muito divertidos. Gostaria de ver um show dele.

3 comentários:

  1. ótima análise! também vejo a música e a letra com esse prisma.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, sempre achei que essa música devia ter bastante contexto por fora das cenas, é uma música só de indiretas parece, e faz muito sentido agora com o que você apresentou na análise, o que me fez gostar mais ainda da música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também passei a gostar mais da musica depois que fiz a pesquisa para analisar. 😊😊

      Excluir