23.10.18

O Primeiro Homem

Um filme sobre Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.


O filme começa com uma das melhores cenas, Neil fazendo um voo teste (antes de ser astronauta ele era piloto e engenheiro) onde ele chega a ver a fina camada da atmosfera da terra. É um começo tenso mesmo sabendo que vai ficar tudo bem.

A intimidade de Neil Armstrong e sua família é mostrada intercalada com a ida dele para NASA e a formação dos astronautas e os oito anos das missões Gemini que levaram as missões Apollo até chegar na Apollo 11.

Neil Armstrong era um cara introspectivo (pelo que mostra o filme), ele teve que lidar com a morte da filha e de alguns colegas. A exploração espacial era (e ainda é) um terreno desconhecido, as pessoas que se arriscavam estavam indo em missões que não sabiam se voltavam. Uma coisa boa desse filme é que despe o astronauta de uma glamourização que vem associada a viagem espacial.

E como disse meu amigo (e crítico de cinema) Marcelo Janot em sua crítica: "retrato intimista de Armstrong, mostrando que sua chegada a lua foi, antes de um gigantesco salto para humanidade, um grande passo para ele mesmo"

Confesso que apesar do angulo intimista na vida do Armstrong (e Ryan Gosling está muito bem no papel, assim como Claire Foy que faz sua esposa) só senti essa proximidade quando ele tem uma conversa com os filhos.

A parte técnica desse filme é excelente. Cada lançamento de foguete, cada decolagem, pouso, voo, a lua, é tudo muito bem feito e nos deixa dentro dos módulos com os astronautas. A evolução tecnológica entre as missões é mostrada sutilmente (eu notei mais nos trajes dos astronautas). O design de som é impecável até nos silêncios. É aquele tipo de filme que a gente sabe como termina mas nos deixa tensos até o fim.

Filme dirigido pelo Damien Chazelle que ganhou um Oscar por La La Land e dirigiu o ótimo Whiplash.

A Tia Helô iria fechar os olhos cada vez que a camera balança dentro das naves. 138 "Ai, Jesus!" para a pisada na lua deixada pelo Neil Armstrong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário