27.4.09

Dead Until Dark

Levei Dead Until Dark, o primeiro de uma série de livros sobre a garçonete Sookie Stackhouse e o vampiro Bill, e que deu origem a True Blood, para ler na viagem, mas voltou sem nenhuma página virada. Então esse fim de semana eu comecei e terminei de ler.

Ok, a partir daqui deve ter spoilers para quem não viu a série de tv.

A primeira temporada foi bem fiel a esse primeiro livro, os elementos beasicos estão todos lá (crítica social, etc), mas claro que tem diferenças. Acho que a série de tv não tem intenção nenhuma de seguir os livros ao pé da letra, e isso é bom, fica mais interessante. Bem pensado, Alan Ball.

Vou fazer uma pequena compração entre os dois.

- O Bill do livro é mais, hum, vampiresco do que o da tela. Eu diria que ele é mais taradão (ops, desculpa Tia Helo). Claro que ele é um gentleman como o da tv, mas ele exige mais da Sookie (se é que vocês me entendem).
- O Sam tem mais presença na tv, o do livro aparece bastante mas não me pareceu tão importante. No livro ele fica chamando a Sookie de "cher", cafona. #prontofalei Prefiro o da tv.
- A Tara não existe nesse livro, não sei se ela aparece nos outros. E nem a mãe dela com aquele mambo jambo de voodoo.
- O Vampiro Eric (adoro) é mais legal no livro, na tv ele me pareceu mais arrogante. Já li que ele vai paraecer mais na série, oba! Ele é muito mais interessante que o Bill.
- O Lafayette, que é um dos melhores personagens da tv, quase não é mencionado nesse livro.
- O Jason é o mesmo bobo da tv, e também é o suspeito número um dos crimes, mas não me pareceu tão atrapalhado no livro.
- O livro tem um personagem ótimo que é o Bubba, ele foi um cantor famoso na sua época, foi encontrado no chão do seu banheiro e um vampiro fã que trabalhava como mortuário o fez vampiro, mas como seu corpo estava muito debilitado pelas drogas ele ficou um vampiro um pouco diferente. O Bubba faz serviços para outros vampiros que o mantém afastado do mainstream para não ser reconhecido.
- Como o livro é narrado na primeira pessoa nós só sabemos o que a Sookie sabe. Ela nos conta a história.


Eu já tenho o segundo livro, Living Dead in Dallas, e vou comprar o terceiro.

Para uma análise melhor dos livros o PdUBT tem 2 posts ótimos, aqui e aqui.

A série volta em junho nos EUA e na internet mais próxima de você.

Update: outro ótimo post comparando o livro com a série no Tudo está rodando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário