27.5.09

Berlim (4)


kombi colorida

Nos alugamos um apartamento perto da Rosa-Luxemburg Platz que e no lado que era oriental da cidade. Toda area em volta era o bairro dos judeus antes da segunda guerra. Aqui tinham fabricas, escolas, sinagogas, etc. Tudo foi destruido na guerra, outros predios foram erguidos no regime comunista e hoje estao sendo recosntruidos ou renovados.

Hoje eh um bairro alternativo, muito cool, com lojas e bares muito legais, com coisas bem diferentes. Andamos pelo Hacksacher Markt, Rosenthaler Strasse e Orienburger Strasse.


 A Orienburger Strasse eh uma rua onde tem um parque pequeno chamado Monbijou, eh cheia de bares e galerias. La esta o centro judaico e uma sinagoga com uma cupula dourada muito bonita.

sinagoga

Andando pelas ruas se ve no chao placas de bronze com nomes de judeus que moraram naqueles predios e com datas que, eu imagino, devem ser nascimento e morte, e tem algumas que tem o nome do lugar onde morreram (um campo de concentracao).

Update: essas placas se chamam Stolpersteine, pedras obstaculo - stumbling stones, e sao colocadas nos lugares onde moravam as pessoas que foram perseguidas pelos nazistas: judeus, homossexuais, resistencia crista, testemunhas de Jeovah, minorias etnicas.  Esta escrito "aqui morava" e a data de nascimento, e deportacao e morte. 


Na Grosse Hamburg Strasse tem um singelo e bonito monumento em homenagem aos judeus, que fica na porta de um cemiterio, onde tinha um predio onde era feita a deportacao para os campos.

escultura-monumento

Eh nessa area que se encontra muita arte de rua. E muitos predios novos, com arquitetura moderna, mas que se encaixam muito bem entre os mais antigos.


arquitetura moderna

achei legal esses ets

why?

pins

Por aqui ja jantamos em dois restaurantes curiosos. Um eh bem do lado do nosso apartamento e se chama White Trash Fast Food, que nao tem nada de trash. Eh um espaco alternativo e os frequentadores tem cabelo colorido e pelo menos 3 tatuagens, alias o restaurante tambem eh um tatoo shop. A comida eh muito boa, mas o melhor eh o cardapio engracado. Alguns pratos sao acompanhados das F**k you fries. Adorei.

O outro foi um chamado Cafe Gorki Park que tinha um cardapio de comida russa, e alguns pratos eram servidos com vodka.


teatro local (nao sei quem let the dogs out)


Um comentário: