11.10.10

Edimburgo




Edimburgo eh muito bonita, se fizesse sol seria mais ainda. Eh uma cidade gotica, com aquelas igrejas com torres altas e pontudas, e casas de pedra. Eh uma cidade uniforme na arquitetura e ate os predios novos se encaixam de alguma forma. Os parque e jardins sao fantasticos, e ate os cemiterios sao bonitos.
Eu, Povsky e Gorovsky ficamos num albergue no pe do castelo, super bem localizado.

castelo de edimburgo visto da porta do hotel
royal mile
uma corzinha sempre vai bem

No primeiro dia fizemos logo o walking tour gratis e o nosso guia empolgado, Mark, contou toda a historia da Escocia e de Edimburgo.


bandeiras

O tour comecou pela Royal Mile, uma avenida de um pouco mais de uma milha (obvio) que liga o Castelo de Edimburgo ao Palacio de Holyroodhouse, a casa de verao da Rainha Elizabeth II. Depois fomos a Catedral de St. Giles, ao Grassmarket (onde enforcavam pessoas e hoje eh uma rua de pubs), e ao Cemiterio de Greyfriars.

grassmarket
cemitério

No cemiterio, alguns fatos interessantes: primeiro o guia disse que os cemiterios sao o segundo lugar publico onde os escoceses mais gostam de fazer sexo (nao queiram saber o primeiro). Segundo, era nesse cemiterio que a J.K. Rowling passeava nas horas vagas. De la da para ver uma escola particular na qual ela se baseou para Hogwarts e no cemiterio tem varias lapides com os nomes de personagens dos livros do Harry Potter. E, por ultimo, a historia do caozinho Bobby que passou varios anos sentado no tumulo do seu dono, as pessoas da cidade davam comida e ele virou cidadao de Edimburgo.


bobby, cidadão exemplar
queria ter achado um escocês mais bonito
tocando a gaita, mas vai esse mesmo
Escutamos varias historias interessantes de assaltantes, assassinos (Burke and Hare), adulteras, e pessoas comuns da cidade. Fiquei sabendo que o Sir Arthur Conan Doyle era de Edimburgo e se baseou num de seus mentores para criar o Sherlock Holmes.

Tambem fizemos o Ghost Tour, que consiste em andar a noite pela cidade, por cemiterios (medinho), parques escuros, escadas apertadas, becos duvidosos, ouvindo historia de fantasmas para no fim parar no pub e beber uma cerveja. Eu gostei.


edinburgh by night
no cemitério, a noite, com os fantasmas
noiva na sua hen party
(despedida de solteira)
No ultimo dia andamos a Royal Mile inteira, ate o Palacio da Rainha Elizabeth e subimos o Sailsbury Craig. O esforco valeu pela vista e por nos aquecer ja que estava um frio de 10 graus.


a rainha passa o verão nesse palácio
(ela não gosta de sol)

De Edimburgo para o mundo: Sean Connery, Tony Blair, Sir Arthur Conan Doyle, J.K Rowling, Robert Louis Stevenson (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde) e alguns outros.

Em Edimburgo me despedi dos primos que vao rodar o resto da Europa e eu vou para o outro lado do planeta.
bye, bye povsky e gorovsky

Mais fotos de Edimburgo e da Escocia no flickr.

Um comentário:

  1. Edinburgh eh uma das minhas cidades favoritas! Tambem pegamos chuva e frio quando fomos ai, mas estavamos tao apaixonados pela cidade que nem notamos!

    ResponderExcluir