22.10.10

Hue


entrada da citadela

Saimos de Hoi An de manha, passamos por Danang e pela China Beach (nada de mais), cruzamos as montanhas num passeio bonito e, depois de passar por varios suburbios feios, chegamos a Hue.

pagoda no meio da estrada

curva basica

vista da estrada (pena que estava nublado)

Hue ficava no meio quando o Vietnam foi dividido entre Sul e Norte, em 1954, por um acordo em Genebra. Nas montanhas tem ruinas de postos de comando do exercito americano, quando vieram lutar pelo Vietnam do Sul contra a invasao do Norte.

Hue eh bem maior que Hoi An e foi capital do Vietnam ate 1945. A cidade eh cortada pelo Rio Perfume e ao norte fica a citadela, a parte antiga da cidade.

rio perfume

O Imperador morava dentro da Forbidden Purple City, um area murada enorme que devia ter muitas cosntrucoes mas hoje so restam os portoes, a entrada principal, alguns predios laterias e o lugar onde o imperador recebia. Estao reformando, e deve ficar bonito.

Itálico
portao de entrada da forbidden city

fortaleza na entrada da citadela (com uma mega bandeira do veitnam)

passarela para o palacio

telhas

colunas reformadas

detalhes no telhado

predio da entrada principal (so o imperador e convidados especiais passavam por ai)

A beira do rio eh urbanizada, predios novos estao sendo construidos, e a cidade tem avenidas e ruas largas. O transito aqui eh ainda mais confuso que em Hoi An. Deve ter, pelo menos, umas 100 mil motos a mais. Cheguei a conclusao que tranporte publico no Vietnam eh cada um com sua moto/scooter/bicicleta. Sao poucos carros e nao vi nenhum onibus. As unicas pessoas andando nas ruas sao os turistas. O segredo de atravessar a rua eh ir andando e deixar as motos desviarem. E o mais impressionante eh que ate agora nao vi um acidente, nem batida pequena.

essa ponte tem duas maos

As pessoas aqui usam mascara direto, talvez seja pela poluicao, mas eu acho que eh para nao engolir mosquito.



E aqui, na beira do Rio Perfume, fica o Thien Mu Pagoda, um templo construido em 1601, e eh o pagoda mais alto do Vietnam, com 7 andares.




Mais fotos no Flickr.

Um comentário:

  1. Oba!!! Vou compartilhar esse post com meus companheiros de viagem!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir