25.10.10

Hanoi


Hanoi eh uma das cidades mais feias e poluidas em que ja estive. A poluicao eh do ar, visual e auditiva. Nariz, olhos e ouvidos sofrem. O transito eh louco, impossivel entender como funciona, a sinalizacao eh so sugestiva, cada um faz o que quer e dedo na buzina.

Dito isso, eh uma cidade organica, tudo funciona, ninguem se estressa, e a violencia eh zero. Os unicos estressados sao os turistas que nao entendem nada, mas so no comeco, depois de um tempinho ate eles estao atravessando as ruas sem se preocupar.

turistas no taxi-bicicleta

Hanoi eh a capital do Vietnam, segunda maior cidade do pais com 6,5 milhoes de habitantes, e em 2010 esta fazendo 1000 anos. Eh uma cidade grande, mas nos soh ficamos no Hoan Kiem District, ou The Old Quarter. Aqui tambem tem ruas com lojas sofisticas, como Gucci, Shiseido, etc, mas nao vi nem a parte da cidade que tem predios novos, nem onde fica o masoleu do Ho Chi Min.

Nosso hotel eh otimo. O quarto eh tao chique que parece que passamos para outra dimensao quando vamos para a rua.

hotel

Aqui deve ter 5 milhoes de motos e scooters que vem de todas as direcoes e estao estacionadas em todos os lugares. Tem mais carros que em Hue, mas eles parecem meio que fora do lugar.

motos

na rua


cruzamento

cabe mais um?

As calcadas servem para tudo, MENOS andar. Como andar eh movimento, eles devem considerar que deve ser feito na rua junto com os outros transportes (unica explicacao que eu encontrei).

calcada? oi?

vendem pao na esquina. literalmente.

comem e fofocam na calcada

O comercio eh por setores, entao tem a rua dos sapatos, rua das lampadas, rua das comidas, etc. Toda rua tem um supermercado, que eh uma bodega com os produtos empilhados ate a calcada (obvio).

rua dos sapatos


super em frente ao hotel


O imposto predial deve ser pela largura da fachada do predio. Quase todos os predios aqui tem fachadas estreitas, mas sao compridos para tras e as vezes com mais de 6 andares, verdadeiros palitos. Entao, a luz natural so entra pela janela da frente, e nao deve ser muita, por isso os vietnamitas devem passar o dia na calcada (explicacao minha).

3 predios no espaco de um

Depois de andar por varias ruas tumultuadas chegamos no Lago Hoan Kiem, um oasis para os turistas que vao ate la descansar do barulho. No meio do lago tem um pagoda e um templo.

no jardim do templo

pagoda


Tambem fomos ao Thang Long Water Puppet Theatre, um teatro de marionetes apresentado dentro d'agua. Eh impressionante como movimentam os bonecos para contar historias do povo e folclore vietnamita.

marionetes

Aqui as mulheres ja andam mais com roupas ocidentais, mas ainda se ve muitas com roupas tradicionais. Para andar nas motos muitas se cobrem todas para se proteger do sol e da poluicao. A mascara eh um item obrigatorio e no mercado vende de varias cores e estampas.

toda coberta

moderninha

classic

mascaras

Em Hanoi se ve mais homens trabalhando, mas as mulheres ainda sao em numero maior. A forca delas eh impressionante, seja fisica ou na docura dos gestos. Fui pesquisar e encontrei um post da Denise que conta a historia das irmas Trung e a Trieu Thi Trinh, heroinas vietnamitas que lutaram contra o dominio da China no seculo I.

primeiro monumento de guerra (imagino eu) que vi que tem uma mulher representada

O vietnamita, apesar de baseado no chines, deve ser uma das poucas linguas na Asia que nao eh escrita em ideogramas e nem caracteres orientais. O alfabeto vietnamita de hoje tem origem no alfabeto latino, mais especificamente na versao portuguesa. Os portugueses ocidentalizaram a escrita para fins de conversao religiosa e de comercio. E com a colonizacao francesa no sec 19 adaptaram algumas palavras do frances. A unica palavra que eu descobri que significa a mesma coisa em portugues e vietnamita eh chuchu, mas aqui escrevem 'susu'.

esse deve dizer alguma coisa sobre os 1000 anos da cidade "vida longa hanoi" ou algo parecido

desse cartaz eu so sei que PHO eh rua e que algo acontece das 19:30 as 24:00


Proxima parada: Laos. Mais fotos do Vietnam no Flickr.

3 comentários:

  1. Ricardo Rezende25/10/2010, 19:38

    Interessante, Karine.
    Alguma referência à guerra com os EUA? Tô curioso!
    Beijo,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, nao vi nada da guerra do vietna, eles nao falam nisso. Mas tem muito turista americano e australiano aqui.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi, acabo de descobrir teu blog e estou lendo tudo. Queria te fazer uma pergunta, estou pensando em viajar sozinha para Vietnã, cambodja e Tailândia, você acha tranquilo uma mulher sozinha nesta região?
    beijos

    ResponderExcluir