19.10.11

Adelaide

Chegando em Adelaide pela estrada vimos os vinhedos. Paramos em Stirling, uma das cidadezinhas da regiao, para o almoco antes de entrar na cidade.

Adelaide eh uma cidade planejada, e muito bem, por sinal. Eh uma malha quadrada com duas avenidas principais que vao norte-sul e leste-oeste, em volta outras 4 vias, e, abracando tudo isso, um parque fantastico, como se fosse uma muralha das cidades antigas da Europa.


galeria antiga na rundle street

muitas flores
As avenidas e ruas do CBD de Adelaide sao largas. Eh impressionante que no fim do seculo 19 o arquiteto ja tenha planejado avenidas tao amplas. Os predios altos estao so no centro.

ruas largas e poucos carros


Ao norte da cidade passa o Rio Torrens e do outro lado esta North Adelaide, uma parte antiga da cidade, residencial, tambem rodeada por um parque.

rio torrens

casa antiga tradicional australiana
Adelaide eh conhecida como cidade das igrejas, mas eu nao vi tantas assim. Vi mais predios das universidades do que igrejas.

tres coisas que tem muito em adelaide: igrejas, parques e cricket


A Rundle Street eh a rua de pedestres e lojas, e alguns predios antigos.

escultura modernosa na rundle st.
abelha no topo do predio
Saindo da cidade 10km ja se chega em Glenelg, uma cidade de praia, hoje eh quase um bairro de Adelaide (tem um tram que vai direto do centro), mas antigamente era destino de veraneio dos aussies. O mar eh azul, mas deve ser bem gelado (eu so cheguei perto de tenis).

o town hall de glenelg tambem eh um museu bacana

oi tio, o que as algas estao dizendo?
kd ondas? kd surfistas?

Adelaide nao tem a vida de Melbourne, nem a agitacao de Sydney, mas acho que a tranquilidade, a organizacao e espaco da cidade cativa. E esse mega parque, uma muralha natural, lindo.

muitos passaros coloridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário