Adoro cidades com transporte público eficiente, aquelas em que ter um carro não faz diferença. São as melhores para turistas, podemos ser mais independentes e ao mesmo tempo se sentir um pouco local. Uma pena que poucas cidades brasileiras tenham um transporte público eficiente e seguro.
O sistema de transporte público de Sydney é eficiente, mas um pouco confuso de entender. A confusão se dá mais pelo sistema de cobrança. Existem vários tipos de tickets: o MyMulti (para trens, ônibus e ferry), o MyTrain, MyBus e MyFerry. O MyMulti 1 é o mais indicado para turistas, um dia inteiro custa AUD 20 e como vale para boa parte da cidade você não tem que se preocupar com as zonas/sections. (Eu achei caro, em Londres o passe do dia de metrô e ônibus pelas zonas 1 e 2 custa £6,10 = 10AUD.)
Se você acha que só vai usar o ônibus ou só trem ou só ferry, existem as outras opções. Aí exige um pouco mais de atenção.
O sistema de ônibus lá é dividido em sections, e cada section tem 1,6km, ou seja, para pagar o ticket você tem que sabe para onde vai e por quantas sections vai passar. O preço do ticket varia entre 1 a 2 sections, 3 a 5, e mais de 6. Com um pouco de paciência e o uso do plan your trip, dá para saber qual ônibus vai para onde e depois é só olhar o mapa da rota e saber por quantas sections você vai passar. Outra opções são: perguntar para o motorista quantas sections até onde você vai, ou perguntar nas lojas de ticket, ou ligar para o número de informação de transportes e perguntar. A idéia é pagar menos para andar menos, se você for andar só 2 sections o ticket unitário custa AUD 2, se for entre 3 e 5 sections já passa para AUD 3,30. E tem o passe com 10 viagens por AUD 16 para 2 sections.
A maioria dos ônibus que pegamos passavam por 2 sections, mas para Bondi foram 4 sections.
No ponto tem uma tabela de horarios, e os onibus sao pontuais.
O trem (metrô) já é pela quantidade de quilometros que você vai percorrer: de 0 a 10km, de 10 a 20km e por aí vai.
O Ferry é fácil, só tem 2 zonas.
Depois de desvendar o quebra cabeça dos tickets, usar o transporte é fácil. O plan your trip diz até quantos metros você tem que andar até o ponto e ainda diz a esquina onde descer.
O pessoal do TransitShop é simpático e ajuda.
Existe o Free Shuttle, um onibus verde, gratis, que roda o centro da cidade da Central Station ao Circular Quay. Vai pela George Street e volta pela Elizabeth Street.
Taxi é fácil, menos no fim de semana. Os Australianos são conscientes e não bebem e dirigem, como eles gostam de beber eles sempre tem um taxi já em standby para buscá-los na noite.
No centro da cidade tem um monorail que faz uma linha circular. Custa 5 dolares uma viagem, que pode ser uma volta completa, ou entre dois pontos. Sinceramente, nao vale a pena (se fosse de graca valeria).
O sistema de transporte público de Sydney é eficiente, mas um pouco confuso de entender. A confusão se dá mais pelo sistema de cobrança. Existem vários tipos de tickets: o MyMulti (para trens, ônibus e ferry), o MyTrain, MyBus e MyFerry. O MyMulti 1 é o mais indicado para turistas, um dia inteiro custa AUD 20 e como vale para boa parte da cidade você não tem que se preocupar com as zonas/sections. (Eu achei caro, em Londres o passe do dia de metrô e ônibus pelas zonas 1 e 2 custa £6,10 = 10AUD.)
Se você acha que só vai usar o ônibus ou só trem ou só ferry, existem as outras opções. Aí exige um pouco mais de atenção.
O sistema de ônibus lá é dividido em sections, e cada section tem 1,6km, ou seja, para pagar o ticket você tem que sabe para onde vai e por quantas sections vai passar. O preço do ticket varia entre 1 a 2 sections, 3 a 5, e mais de 6. Com um pouco de paciência e o uso do plan your trip, dá para saber qual ônibus vai para onde e depois é só olhar o mapa da rota e saber por quantas sections você vai passar. Outra opções são: perguntar para o motorista quantas sections até onde você vai, ou perguntar nas lojas de ticket, ou ligar para o número de informação de transportes e perguntar. A idéia é pagar menos para andar menos, se você for andar só 2 sections o ticket unitário custa AUD 2, se for entre 3 e 5 sections já passa para AUD 3,30. E tem o passe com 10 viagens por AUD 16 para 2 sections.
A maioria dos ônibus que pegamos passavam por 2 sections, mas para Bondi foram 4 sections.
No ponto tem uma tabela de horarios, e os onibus sao pontuais.
O trem (metrô) já é pela quantidade de quilometros que você vai percorrer: de 0 a 10km, de 10 a 20km e por aí vai.
O Ferry é fácil, só tem 2 zonas.
Depois de desvendar o quebra cabeça dos tickets, usar o transporte é fácil. O plan your trip diz até quantos metros você tem que andar até o ponto e ainda diz a esquina onde descer.
O pessoal do TransitShop é simpático e ajuda.
Existe o Free Shuttle, um onibus verde, gratis, que roda o centro da cidade da Central Station ao Circular Quay. Vai pela George Street e volta pela Elizabeth Street.
Taxi é fácil, menos no fim de semana. Os Australianos são conscientes e não bebem e dirigem, como eles gostam de beber eles sempre tem um taxi já em standby para buscá-los na noite.
No centro da cidade tem um monorail que faz uma linha circular. Custa 5 dolares uma viagem, que pode ser uma volta completa, ou entre dois pontos. Sinceramente, nao vale a pena (se fosse de graca valeria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário