4.6.18

Book Report: I'll Be Gone In The Dark - Michelle McNamara



Esse livro vai sair em português com o título: Eu terei sumido na escuridão.

O subtítulo desse livro em inglês é: One Woman's Obsessive Search for the Golden State Killer. A Michelle McNamara é uma dessas pessoas obcecadas com serial killers. Ela conta no livro que quando era criança uma moça foi assassinada perto da sua casa (e nunca pegaram o assassino) e ela começou a se interessar por essas mentes criminosas.

O Golden State Killer (GSK), ou o assassino do estado dourado, foi um estuprador e serial killer que aterrorizou o norte e sul da California durante 10 anos (de 1976 a 1986). Ele estuprou mais de 50 mulheres e matou 10 pessoas. E não foi pego.

Michelle McNamara começou um blog sobre crimes e depois decidiu se aprofundar no GSK e escrever esse livro. A pesquisa dela foi extremamente bem feita. Ela conversou com policiais, técnicos do laboratório de criminologia, outros interessados no caso (existe um grupo dedicado a resolver esse caso) e leu milhares de páginas do caso que ela conseguiu com a polícia.

O GSK começou atacar no norte da California em 1976. Ele invadia as casas durante a noite e estuprava mulheres, depois ele passou a atacar as casas com os casais dentro e amarrava o homem e estuprava a mulher. Ele passou a atacar no sul do estado e começou a matar os casais. O GSK atacava em cidades perto uma das outra mas como as policias locais não conversavam entre si não o caracterizava como serial. Ele parou suas atividades em 1986 talvez porque alguma coisa aconteceu em sua vida ou achou que a policia poderia estar chegando perto.

Na década de 1990 com a evolução da definição do DNA descobriram que o responsável pelos estupros no norte do estado era o mesmo dos assassinatos no sul, e aí policiais mais novos passaram a se interessar por esse cold case (caso frio).

Em 2001 o GSK chegou a ligar para uma vítima perguntando se ela lembrava que eles tinham "brincado".

A Michelle McNamara infelizmente faleceu repentinamente em 2016 antes de terminar de escrever esse livro. As partes que ela escreveu são excelentes, ela consegue fazer o leitor empatizar com as vítimas e as faz muita justiça. A narrativa vai e vem no tempo, tem a história das vítimas e algumas partes sobre a vida pessoal da Michelle. É uma ótima leitura.

O livro foi terminado pelos pesquisadores que a ajudaram e pelo seu marido Patton Oswald, um comediante americano. As partes que ela não terminou e que os pesquisadores escreveram são boas mas não tem o charme da escrita dela.

O livro foi lançado em fevereiro de 2018 e em abril saiu a notícia que tinham prendido um suspeito de ser o GSK. O DNA deu match.

O título do livro vem de uma frase ameaçadora que o GSK disse para uma de suas vítimas: "You'll be silent forever, and I'll be gone in the dark." No fim do livro a Michelle McNamara escreve excelente uma carta para o GSK dizendo tudo que ele fez e no fim ela descreve como a polícia vai chegar na casa dele, que ele vai escutar os passos na entrada, a campainha vai tocar, ele não vai conseguir pular mais cercas, terá que abrir a porta e pisar na luz.

Espero que isso tenha acontecido com o suspeito preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário