16.10.10

No trem



Para vir de Bangkok para Siem Reap, no Camboja, existem 3 maneiras:

1- Um voo oferecido por uma unica empresa que cobra 300 dolares, one way, por pessoa.
2- De onibus ate a fronteira, mas todo mundo diz que eh roubada ja que o onibus na verdade eh uma van, vai parando no meio da estrada, leva 12 horas para chegar e custa 30 dolares por pessoa.
3- Um trem que sai as 5:55 de Bangkok e leva 6 horas para chegar em Aranyaprathet na fronteira com o Camboja e custa 5 dolares para 3 pessoas.

Fomos de trem.

Acordamos as 4:30 para chegar cedo na estacao e comprar a passagem. Demos sorte porque 10 minutos depois o guiche estava lotado. O trem eh terceira classe, chegando na quinta. Quando ele parou tentamos subir num vagao, mas um homem trancou a porta e pegou 10 bancos so para ele. Depois descobrimos que esses bancos seriam o deposito da comida que ele iria vender no trem.

comidinhas a bordo


nao sei o que placa diz, mas o numero do SAC eh de recife

Sentamos e o trem comecou a andar. Lentamente. E parava varias vezes e ficava muito tempo parado. Soh para sair de Bangkok foi uma hora. Anyway, a paisagem do campo eh bonita, muitos campos de arroz e tal. Felizmente estava nublado, choveu um pouco e nao fez muito calor. Nao foi uma viagem confortavel, mas foi interessante ver a vida local e o pessoal do interior.


campos verdinhos de arroz

Seis horas depois estavamos na estacao de Aranyaprathet. De la pegamos um tuk tuk, que cobrou mais 5 dolares e carregou nos tres e as malas tudoaomesmotempoagora, e fomos para a fronteira. Passamos na imigracao da Tailandia e antes de entrar no Camboja tinha uma especie de terra de ninguem com 2 cassinos e-nor-mes.

tuk tuk com as 3 malas e nos 3

A entrada no Camboja foi tranquila, sempre acompanhada por uma especie de guia fornecido pelo governo. Ele nos levou por todos os processos (nos ja tinhamos o visto) e depois ate o onibus (gratis) que ia nos levar ate o taxi que nos traria para Siem Reap.

O turismo do Camboja eh organizado para ninguem levar vantagem sobre o turista, ou, pelo menos, nao muita. Depois de duas horas de Poi Pet para Siem Reap, campos de arroz e muita chuva, o taxi, que cobrou 55 dolares, chegou num tipo de ponto final e fomos transferidos para um tuk tuk, incluido no preco, que nos deixou no hotel. Ufa!

Resumindo: se tivessemos vindo de aviao levaria 40 minutos de aviao e custaria 900 dolares, de onibus sairia 150 dolares com roubada de 12 horas, e, no fim, gastamos 65 dolares, levamos 9 horas para chegar, e a experiencia foi mais rica.

Para compensar, o hotel eh maravilhoso e ja fizemos uma massagem para relaxar.

3 comentários:

  1. Nossa! Que aventura! Sorte mesmo que choveu.

    ResponderExcluir
  2. Karine q legal continue postando da pra viajar um poquinho tb bjs lolo

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Rezende17/10/2010, 17:37

    Sensacional!
    Quer dizer então que o SAC é de Recife? hahahaha!
    Beijos e boas aventuras,
    Ricardo

    ResponderExcluir