3.6.12

москва (2)

Os comunistas não acreditavam em religião e transformaram as igrejas em depósitos, estacionamentos e outra coisas úteis. O Stalin dinamitou uma das maiores catedrais de Moscou (que era simbolo do czarismo) para construir uma piscina pública, afinal o povo precisava mesmo era se exercitar (na verdade queriam construir um palácio soviético, mas faltou grana) Com o fim do regime socialista e o renascimento do cristianismo ortodoxo na Russia, decidiram reconstruir a Catedral do Cristo Salvador e em 1997 os moscovitas perderam uma piscina e ganharam mais uma igreja. Os russos são muito religiosos, as igrejas estão sempre cheias, e imagino que as tiazinhas tradicionais com lenço na cabeça que gostam de cantar lá dentro devem ter ficado super felizes.

A catedral eh enorme, toda em mármore, com 5 bulbos dourados e por dentro eh cheia de detalhes.



Da igreja fomos para um dos passeios mais conhecidos de Moscou: uma volta no metro. O metro de Moscou eh fantástico, foi inaugurado em 1935, são 305km em varias linhas interligando a cidade inteira, e tem aquelas estacoes belíssimas  que o Stalin mandou construir para que o povo se sentisse importante. Como transporte publico eh muito eficiente (e barato, um ticket custou 28 rublos ou 1 dólar), os trens passam a cada 2 minutos. Achei que seria complicado, mas com o meu método de decorar as palavras em russo, junto com olhar no mapa do metro e contar as estacoes ate a que queria descer, e fazer uma mimica para pedir o ticket, conseguimos nos virar. Na verdade o metro eh muito bem sinalizado, as placas tem as cores das linhas e na plataforma tem outra placa indicando a direção que o trem vai com os nomes das próximas estacoes. Ajuda ter um mapa com os nomes das estacoes nos 2 alfabetos, assim quando a próxima estacão eh anunciada você sabe onde esta. As estacoes mais artísticas (Komsomolskaya = Комсомольская, Novoslobdskaya = Новослободская , Belorusskaya = Белорусская) estao na linha 5, a marrom, que eh circular. Era sábado, o metro estava cheio, mas são todos educados e nada de empurra-empurra.

o ticket
estacão komsmolskaya (1935)
detalhe do teto
estação arbatskaya por fora (de 1935)
Nosso passeio de metro terminou na Arbatskaya (Арбатская), perto da rua Arbat, uma rua de pedestres no centro histórico de Moscou, e que estava animada num sábado a tarde. No seculo 18 era considerado pela nobreza um dos melhores lugares para morar. Em 1960 construíram a Nova Arbat, uma avenida larga com prédios de concreto enormes, e a antiga virou rua de pedestres. Hoje eh uma rua comercial com muitas lojas, cafes, lojas de souvenires, artistas de rua, alguns prédios antigos e a casa onde o Pushkin passou alua de mel.

rua arbat
casa do pushkin



ministério das relações exteriores, uma daquelas atrocidades construídas para impressionar (da para ver da rua arbat)


Nenhum comentário:

Postar um comentário