2.6.12

Moscou (1)


Antes de vir para Russia tinha lido em vários blogs que as coisas aqui poderiam ser um pouco confusas. Um amigo, que já tinha vindo, ate me alertou que eu ia precisar dar algumas cotoveladas ate chegar no agente da imigração. Então vim para cá preparada para empurrar se fosse preciso, mas para minha surpresa foi tudo muito tranquilo e organizado. Tinha uma fila organizada na imigração, o motorista estava nos esperando na saída, e chegamos no hotel passeando por uma Moscou tranquila as 6 da manha.

Eh verdade que poucos russos em Moscou falam inglês, não são de sorrir, mas são sempre muito prestativos e ajudam. Os mais velhos parecem estar dando bronca, mas eh só o jeitinho deles. 

Moscou eh uma cidade grande, com avenidas largas, muita gente, muito transito, mas eh silenciosa e limpa.

Começamos pela Praca Vermelha (красная площадь = Krasnaïa Plochtchade o Kremlin (кремль). A praça eh enorme com o muro do Kremlin de um lado, a catedral colorida (Catedral de São Basílio) no fundo, o Gum (гум) do outro lado e o museu de historia completando a area exclusiva de pedestres.

na entrada da praca

uma das torres do kremlin
O Gum (гум) eh o prédio que era loja de departamentos do Estado, mas hoje eh um shopping luxuoso com 3 andares de galerias que tem muita luz natural vindo dos vitrais do telhado.

o gum

A Catedral de Sao Basílio eh realmente muito bonita e impressiona. Construída pelo Ivan, o terrível, dizem que ele mandou  furar os olhos cegar dos construtores para que não repetissem o feito. Uma pena, o mundo seria mais animado com obras tao coloridas. E depois de ficar olhando essas cúpulas coloridas a minha vontade era de tomar um sorvete ou comer balas. (acho que os russos estão perdendo uma oportunidade em não colocar uma sorveteria ali)




O Kremlin (кремль) eh a fortaleza que contem a sede do governo, com predios oficiais, a Camara de Armas (onde estao os tesouros dos czares) e muitas igrejas (outra catedral) com seus bulbos dourados.







E para terminar o passeio no primeiro dia, fomos a area dos teatros (Teatralnaia) onde fica o Bolshoi.

o predio do bolshoi


Uma das coisas que faz a orientação pela cidade um pouco complicada eh que o nome das ruas estão todos no alfabeto cirílico. Ajuda decorar o que cada letra significa no alfabeto romano ( o C eh S, o И eh I, e por ai vai), mas bom mesmo eh ter um mapa com os nomes das ruas nos 2 alfabetos.

essa eh a Rua Blochaia Nikitskaia

Também desenvolvi um método que eh tentar decorar o nome lendo o alfabeto cirílico como se fosse romano, então, na minha cabeça, a rua ficou Boabwar Hikitcha. Facilita procurar as placas, e eh muito útil no metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário