29.6.12

Fiordes e Bergen (Noruega)

De Oslo para Bergen escolhemos o Norway in a nutshell, um combo de transportes para aproveitar bem as montanhas, cachoeiras, vales, e os fiordes.

Primeiro entramos num trem de Oslo ate Myrdal. O trem sai da cidade e começamos a ver muito verde e casas coloridas. Durante 5 horas o trem sobe a montanha, passando por vários tuneis, e no alto comecamos a ver muita neve (gente, eh junho!). Em Myrdal estava frio (9 graus), mas só tivemos que esperar 20 minutos pelo próximo trem.

no meio do caminho






O transporte numero dois foi outro trem, o Flam Railway, que vai de Myrdal ate Flam, descendo as montanhas passando por muitas cachoeiras. A ferrovia eh antiga e teve os tuneis cavados a mão. Uma hora depois chegamos a Flam, uma vila na beira do fiorde.

o trem para flam






Em Flam pegamos o transporte numero tres: um barco. O barco era todo aberto, com um espaço coberto pequeno. Ainda bem que só choveu perto do fim, mas ate la demos muita sorte com o tempo. Os fiordes da Norugega são enormes, alguns largos e outros mais estreitos, eh muito bonito. Eu gostei das vilas de casinhas coloridas na beira.

navio no porto de flam














O barco atracou em Gudvangen onde so deu para ver uma casinha com telhado de grama, e entramos num ônibus (transporte numero 4) ate Voss. Essa estrada tem uma parte íngreme com curvas fechadas, e uma vista maravilhosa dos vales.







Chegamos em Voss com chuva e entramos direto no trem (o ultimo transporte) para Bergen.

Bergen ja foi capital da Noruega (entre 1217 e 1299, ou seja, eh antiga pacas!) e eh um porto muito importante. Do seculo 14 ao final do seculo 18 a cidade era uma especie de escritório central da Liga Hanseatica. O comercio da cidade começou com bacalhau e depois foi expandindo pelos seculos ate chegar na exploração de petróleo, hoje o maior bem norueguês.



Bergen eh uma pequena grande cidade. A parte central eh concentrada no porto, mas as casinhas coloridas vao subindo os morros e a cidade tem varios suburbios. Alem do porto, do mercado de peixes, e casas historicas, Bergen tem muitos museus, restaurantes e lojas.



bergen esta cheia de estatuas inusitadas


Bryggen eh a parte historica da cidade. Sao casinhas de madeira com ruelas tambem de madeira, inicialmente construidas pelos pescadores que depois foi expandida e utilizada pela Liga Hanseatica como ponto comercial. Esta na lista da UNESCO.






Mais fotos da Noruega no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário