1.6.12

Analisando a música: Empty Garden (Elton John)

Muitas das ligações que acontecem entre mim e o Ney são sobre músicas. Analisamos muitas delas até ele chegar no trabalho. Ele me pediu para analisar essa música no blog, e pedido de leitor é sempre atendido.

O Elton John era um dos cantores favoritos da Tia Helo (junto com o Freddy Mercury), e sempre tem espaço aqui no blog. Inclusive fomos (eu e as 2 sobrinhas da Tia Helo) a um show dele em 2009 e foi ótimo!

Reginald Kenneth Dwight, agora Sir Elton Hercules John para os íntimos, é um artista fantástico. Senta no banquinho e domina o piano como poucos, além de uma voz maravilhosa. Ele está em produção há mais de 40 anos, são muitas músicas! Ainda vai aparecer outras vezes nessa seção do blog.

Elton John escreveu a maioria de seus sucessos com Bernie Taupin, um letrista fabuloso. Os dois responderam a um anúncio para novos talentos de uma revista especializada na Inglaterra e desde então se tornaram colaboradores: Elton faz a música e Bernie a letra. As primeiras músicas que fizeram juntos foram pelo correio.

Elton John sabe fazer músicas de tributo. Candle in The Wind para Marilyn Monroe, Candle in The Wind com outra letra para a Princesa Diana, Daniel (que não sei para quem é) e Empty Garden para John Lennon.

Em 1974 Elton John tocou com John Lennon no que seria sua última apresentação ao vivo, no Madison Square Garden em NY. Elton John e John Lennon não eram apenas colegas e conterrâneos, eram amigos e compadres. Elton é padrinho de Sean Lennon, filho de John e Yoko. 

O John Lennon morreu em 1980, mas Empty Garden só foi lançada em 1982 quando Elton tocou no MSG com Yoko e Sean do lado do piano. Elton John não gosta muito de cantar essa música, sempre o entristece, claro, mas quando se apresenta no MSG ele inclui na set list. O garden da música também é uma referência ao Madison Square Garden, onde Elton e John tocaram juntos e para Elton foi um dos momentos mais incríveis da sua vida. Bernie sabia disso e incluiu nessa letra triste e belíssima.

What happened here
As the New York sunset disappeared 
I found an empty garden among the flagstones there
Who lived here
It must have been a gardner that cared a lot
Who weeded out the tears and grew a good crop
And now it all looks strange
It's funny how one insect can damage so much grain

O John Lennon foi assassinado por Mark David Chapman quando estava chegando na porta de seu apartamento de frente para o Central Park. Acho que por isso, e pelo fato do Madison Square Garden citado acima, Bernie Taupin escolheu a metáfora do jardim e jardineiro. Então, a noite cai em NY e Elton encontra um jardim vazio no meio das lajes (das pedras na calçada). E quem morava ali? Um jardineiro que se importava muito, que se livrava das lágrimas e cultivou boas safras. Aí ficou tudo estranho, e aqui uma das melhores frases da música: um inseto pode arruinar tantos grãos. Aposto que não era intenção do assassino Mark D. Chapman ser chamado de inseto.

And what's it for
This little empty garden by the brownstone door
and in the cracks along the sidewalk nothing grows no more
Who lived here
It must have been a gardner that cared a lot
Who weeded out the tears and grew a good crop
And we are so amazed
We're crippled and we're dazed
A gardner like that one, no one can replace

E agora o que fazer com esse jardim vazio na porta do prédio? (Brownstone é o material da fachada do Dakota, o prédio onde morava o John Lennon) E nada mais cresce nas rachaduras da calçada. KD o jardineiro bacana que morava aqui?? Que nos deixava maravilhados (boquiabertos) e agora estamos aleijados e atordoados.

And I've been knocking, but no one answers
And I've been knocking most of the day
Oh and I've been calling, oh hey hey Johnny
Can't you come out to play

Refrão. A batida desesperada na porta, o dia inteiro, mas ninguém atende. "Johnny! Johnny! KD você?? Vem brincar!".  Sabendo da amizade dos dois músicos, chamar para brincar é poético.

And through their tears
Some say he farmed his best in younger years
But he'd have said that roots grow stronger if only he could hear
Who lived here
It must have been a gardner that cared a lot
Who weeded out the tears and grew a good crop
Now we pray for rain
And with every drop that falls
We hear, we hear you name

E aqui ele fala das pessoas que mesmo chorando a morte do John Lennon, diziam que ele foi melhor (músico) quando era mais jovem, ou seja, na época dos Beatles, mas que o John discordaria, as raizes ficam mais fortes. KD o jardineiro genial?? KD plantas bonitas e colheita abundante? Agora pedimos chuva, e com cada pingo que cai se escuta o nome do Johnny.

And I've been knocking...

Refrão mais uma vez.

Johnny can't you come out to play in your empty garden.

Johnny você não pode vir brincar no seu jardim vazio?

Peguem os lencinhos e vamos chamar o Johnny junto com Sir Elton John.

9 comentários:

  1. maravilhosa a analise dessa musica que me faz tanto bem!!!!

    ResponderExcluir
  2. o elton regravou uma musica do john chamada one day at a time, muito boa! além de lucy in the sky, dos beatles, composicao do john.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:48 PM

    Parabéns, bela analise.
    Sou muito fã do Elton John...
    Ele é fantástico e uma grande pessoa.
    Um charme...

    ResponderExcluir
  4. Nunca saberia que foi feita para Jonh Lennon!Até ler este blog! Parabéns pela analise!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, ja sabia que esta musica era em homenagem a John Lenon, mas confesso que agora ela me pareceu mas bonita do que ja era.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela análise!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente parabéns pela apresentação da análise !!!!

    ResponderExcluir
  8. Daniel é homenagem ao irmão de Elton que morreu em desastre de avião vindo da Espanha para Londres.

    ResponderExcluir