28.6.12

Oslo, Noruega


A Noruega, para mim, sempre foi o pais da minha amiga Christina (que eu não via ha mais de 15 anos), dos fiordes, do bacalhau, de bons jogadores de volei de praia, e do A-HA.

Encontrei a Christina em Copenhagen, onde ela estava numa viagem a trabalho, e foi otimo. Colocamos a fofoca em dia e ela me deu algumas dicas do que fazer na metade do dia que teríamos em Oslo. (se bem que la nunca escurece, entao esse meio dia foi looooongo).



Estocolmo eh a bonita, Copenhagen eh a animada, e eu diria que Oslo eh a dos parques. Os noruegueses são pessoas outdoors, gostam de caminhadas, escaladas, velejar, pescar, qualquer coisa que tenha uma natureza no meio.

Começamos pela avenida de pedestres, e lojas, Karl Johans Gate, e estava um dia bonito, com sol e calor. Os noruegueses estavam todos nas ruas e na grama dos parques, passeando com seus cachorros.

karl johans com o palacio no fundo








Fomos ate o Palácio Real, passamos pelos jardins e entramos num bairro cheio de palacetes.

jardins




Andamos ate o Forgner Park, um parque enorme, e dentro dele tem o Vigeland Park, onde tem as estatuas e o totem do escultor Gustav Vigeland. Sao 212 estatuas em bronze e granito, cada uma expressando relações, sentimento humanos e fases da vida. As estatuas são legais e divertidas, mas o tal totem/obelisco/monolito/whatever eh muito impressionante, ainda mais de perto.

forgner/vigeland park








queria saber o segredo


detalhe do totem


Saímos do parque e pegamos um tram (adoro!) ate Aker Brygge, era uma area industrial e agora tem shoppings, lojas e restaurantes. Quando chegamos la estava tendo uma apresentacao de danca estilo anos 1940 (swing? quick step?).

animados




fortaleza akershus

Pulamos outra vez no tram para otimizar nossa visita e fomos ate a novíssima Opera. Depois de um longo debate (e muita polemica, segundo minha amiga) decidiram construir um novo teatro de opera. Ficou pronto em 2007 e de la para cá se tornou um ponto turístico. Eu gostei. Eh mais bonita de perto do que de longe, e achei muito legal andar por cima ate o topo do telhado.




Oslo eh menor que as outras duas capitais da Escandinavia, eh uma cidade grande, mas com um ar de interior. A Noruega eh o pais mais rico dos tres, e tambem o mais caro. Aqui realmente tem que ter cuidado se não o susto eh grande depois. Ficamos num hotel muito bom, limpo, organizado, moderno, e com um preco quase irreal (de barato) comparado aos outros da cidade, o Comfort Inn Express..

Foi corrido, mas acho que conseguimos ver bastante coisa. Proxima parada: os fiordes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário