27.6.12

Copenhagen (3) Bicicletas

E voces achando que eu nao ia falar das bicicletas, ne?



Eu sou uma entusiasta do transporte publico e das bicicletas nas ruas. Tudo para diminuir o numero de carros, motos e o transito. Copenhagen eh nota dez: tem transporte publico eficiente e todos (ou pelo menos uma grande maioria) adotaram a bicicleta como meio de transporte. Comprar um carro na Dinamarca eh muito caro e tem muitos impostos, principalmente para quem mora dentro da cidade. Então, ao invés de pagar um carro em sei-la-quantas-vezes (que nem deve ter essa opção) eles preferem andar de bicicleta.



A quantidade de bicicletas que vi ao sair da estacao de trem me deixou impressionada. Ja fui a Amsterdam, andei muito de bicileta por la, mas nao lembro de ter visto tantas juntas. E quanto mais eu andava por Copenhagen, mais impressionada eu ficava com a quantidade de bicicletas por toda parte, e o dinamarqueses abracaram mesmo a idea.



A rede de ciclovias eh enorme, abrange toda cidade e eu ate diria que as bikes tem preferencia no transito. A cidade eh plana, o que ajuda muito. E andam de bicicleta o ano inteiro, faca sol, chuva ou muito frio. A minha prima disse que eles sempre falam "o tempo não esta ruim, você eh que não se vestiu direito". Provavelmente não pedalam quando neva, mas ai tem o metro, ônibus, barco, etc.



Todo mundo vai para a balada de bicicleta, e as vezes deixam na rua mesmo para pegar no dia seguinte. Nao sei como conseguem encontrar suas bikes no meio de tantas, mas minha prima disse que "bicicleta eh como filho, você sabe qual a sua", e a dela eh personalizada. As bicicletas são comuns, sem grandes firulas, e tem de todo jeito.



para bebes


tem ate estatua de bicicleta
Claro que uma cidade assim tem aquele esquema de aluguel de bicicleta que você pega num lugar e deixa em outro.

Fica a dica: aluguem uma bicicleta e vão pedalar por Copenhagen.


Mais fotos no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário