19.10.12

Antelope Canyon



Page é uma cidade pequena na beira do Lake Powell, foi onde passei a noite depois do Grand Canyon e antes de seguir para os próximos canions. A cidade começou como base para a construção da represa do Glen Canyon (GLEN não Grand hein) e depois que o Lago Powell se formou a cidade cresceu, mas não muito. Page tem muitos hotéis, um aeroporto e é uma cidade base para quem quer ver os cânions da região.

vista da varanda do hotel

pedacinho do lake powell

A única coisa curiosa de Page foi que não me lembro de ter visto tantas igrejas juntas numa cidade tão pequena, nem no interior de Minas. Não são igrejas da mesma fé, cada uma no seu quadrado e quase todas na mesma rua. O guia disse que tem 12 igrejas só na Lake Powell Blvd que é conhecida como church row. Weird. #prontofalei

O Upper Antelope Canyon fica dentro de uma reserva indígena Navajo e só pode ser visitado com um guia. Os grupos saem do centrinho de Page em caminhonetes que parecem carros de safari. São uns 5 minutos na estrada mais 10 sacolejando pela areia até chegar na entrada do cânion. A palavra "canion" já faz você pensar numa coisa grandiosa como o mais famoso de todos, o Antelope Canyon não é grande, mas é lindo demais.

a caminho do antelope canyon


O Antelope Canyon tem duas partes, a alta (upper) e a baixa (lower), nós fomos na alta. O canion é formado pela ação da água e do vento, mais especificamente pelas flash floods (enchentes relâmpago?) que acontecem na primavera. A força da água é tanta que forma redemoinhos que vão cavando o interior do cânion.

formou um coração. fofo.

As paredes são lisinhas e arenosas. A altura varia de acordo com a movimentação da areia do solo dependendo de como foi a última enchente.



a madeira ficou ali e indica a altura
do piso. o guia disse que as vezes
o piso baixa tanto que ela fica
no alto

A melhor hora para visitar o Antelope Canyon é entre 10 da manhã e 2 da tarde quando a luz do sol entra e dá para ver as cores e formações. A caminhada dentro do cânion é de uns 600m ida e volta. O meu grupo foi o primeiro a entrar, as 7:30 da manhã, nem o guardinha da entrada tinha chegado. A desvantagem era que ainda estava um pouco escuro dentro, mas deu para ver bem. A vantagem foi que o nosso era o único grupo lá dentro e logo que saímos chegaram 5 caminhonetes com 12 pessoas. O cânion cheio pode ser um pouco claustrofóbico.



O nosso guia era nativo americano, mas não era Navajo, era de uma outra tribo que segundo ele "muito diferente dos Navajos" (rivalidade detected). Ele era a cara e tinha a voz do Danny Tejo, um ator que só faz mafiosos mexicanos, e toda vez que ele me dizia para deixar de ser preguiçosa e segurar a máquina com as duas mãos eu tinha medo de não sair viva daquele cânion.

não me atrevi a tirar uma foto
do guia mais de perto
Mas ele foi bacana e até tirou uma foto minha na saída do cânion.

9 comentários:

  1. As fotos estão lindas quase surreais.

    ResponderExcluir
  2. Ola, pretendo ir para page em outubro de 2013, minha progrmação é parecida com a sua. devo ficar em page e visitar o canyon, horseshoreband e monumment valley, você fez alguns destes outros? é viável o que você indica? obigado e desculpe as várias perguntas

    ResponderExcluir
  3. Oi Heitor!

    O Horseshoe Bend é bem pertinho do centro de Page, e uma caminhada de 10min do estacionamento até chegar lá (essa caminhada é na areia fofa, e vale muito a pena, é lindo). Fiz o Horseshoe Bend depois de passar o dia no Grand Canyon e antes de chegar a Page para passar a noite.
    O Antelope Canyon é maravilhoso. Como disse no Post fui de manhã bem cedo e a luz dentro não é tão bonita quanto mais perto do meio dia, mas não tinha ninguém além do nosso grupo.
    Não fui a Monument Valley, ficou faltando esse no meu roteiro. Não sei qual a distância de Page até lá, deve ser umas 2/3 horas de carro.

    O Bryce Canyon é espetacular, vale a visita. Fica umas 2/3 horas de Page. Não sei qual o seu roteiro, mas o Zion Canyon também é lindo, e se você estiver indo de Page para Las Vegas vale a pena passar por ele (a estrada passa no meio).

    Espero ter ajudado. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi! Estou indo para Las Vegas em janeiro de 2014 e quero muito ir para Page devido suas fotos!
    Uma dúvida, qual desses passeios que voce fez, além da Antelope Canyon, é possível fazer apenas indo de ônibus e se hospedando na cidade ou em algum lugar próximo? Infelizmente não posso pegar um carro ainda e gostaria de gastar o mínimo possível (poor student) heheh
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Laís!

    Não sei direito como te informar isso porque fiz um tour saindo de Las Vegas que incluía o Grand Canyon, Antelope Canyon, Bryce Canyon e Zion Canyon.
    O Antelope Canyon dá para fazer se hospedando em Page porque os carros saem de uma agência na rua principal. Acho que o Grand Canyon e o Bryce Canyon (além do Lake Powell) dá para fazer de lá, mas provavelmente só com tour.
    (só não sei como chega até Page de Las Vegas de ônibus)
    Acredito que em Page tenha agências locais que façam day trips e tours locais da cidade para os lugares la perto. Sei que tem vários outros passeios interessantes para fazer por lá.

    Essa página tem algumas informações http://visitpagearizona.com/

    Infelizmente os americanos fazem tudo para facilitar quem anda de carro. Acho que a melhor solução se você vai sozinha é encontrar um tour que faça o que você quer, ou ficar na cidade e fazer tours diários.

    Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Olá !
    O tour q vc fez saindo de Vegas foi de qtos dias?
    E qual o nome da operadora?
    Eu gostaria de fazer o tour de 1 dia ? Sera q tem?
    Desde já agradeço o retorno
    Camila

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!

    O tour que fiz foi de 2 dias e 1 noite. Saímos de Las Vegas p/ o Grand Canyon depois fomos para Page (onde dormimos) de lá fizemos o Antelope Canyon, Bryce Canyon e o Zion Canyon já voltando para Las Vegas.
    Para onde vc quer fazer o tour de um dia? Para o Grand Canyon tem vários tours (de vária operadoras) de um dia saindo de Las Vegas (dependendo para qual parte do Grand Canyon o tour vai - se for para o West Rim é mais perto de Vegas, mas o South Rim que tem mais o que ver é mais longe - 4 horas de carro). Eu acho que o Grand Canyon vale dormir pelo menos uma noite lá.
    O Zion Canyon também deve ter tour de um dia, mas já para os outros não sei.
    Essa empresa que eu fui tem muita reclamação no trip advisor, prefiro não indicar. Fui nela porque era a única que fazia o que eu queria. Comigo foi tudo ok, o motorista/guia era simpático e o grupo foi bom. Mas entendo todas as reclamações que estão lá.

    espero ter ajudado. :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Kaka!
    Muito...muito ...muito obrigada pelo retorno!
    Já conheço o Grand Canyon....já fui para Vegas algumas vezes....
    Descobri recentemente o Antelope Canyon... Acho que irei alugar um carro e sair beeeeem cedo de Vegas.
    Mais uma vez, obrigada pela atenção!
    Bjsss
    Camila

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!

    De nada!
    De Las Vegas para Page deve ser umas 4 horas de carro, acho cansativo para um day trip. Se você puder ir num dia e voltar no outro acho que vai aproveitar mais. No caminho da ida ou volta passa e conhece o Bryce Canyon e Zion Canion, ambos lindos!
    O Antelope Canyon é maravilhoso, mas é um passeio curto de no máximo 1 hora e meia.

    boa viagem!

    ResponderExcluir