13.10.12

Los Angeles - Downtown

downtown vista do griffith observatory

Downtown Los Angeles é um mix de história com moderno e diversidade. É o lugar onde a cidade nasceu, tem os imigrantes na Chinatown e na Little Tokyo; é o centro financeiro, tem arquitetura moderna, colonial e art deco, e distritos de roupas e de jóias. Também tem áreas pouco recomendadas como a parte que o taxista chamou de Homeless Town, nunca vi tantos carrinhos de compras juntos.

Contudo, Downtown Los Angeles é um dos centros de cidade mais calmos e tranquilos que já fui. E é seguro andar por lá, de dia e de noite.

city hall a noite

by day

Hoje uma parte de Downtown virou área residencial (não é barato morar lá) e é também um lugar para sair a noite com ótimos restaurantes e bares (na área da S Main Street entre as ruas 4, 5 e 6). Um sábado a noite no bairro é animado, é daqueles lugares que tem um bar dentro de outro bar.



El Pueblo de Los Angeles foi fundado em 1781 em nome da coroa espanhola, depois foi do México e em 1850 passou a ser dos EUA (depois da guerra entre México e EUA, óbvio).



El Pueblo hoje é um sítio histórico com casas, prédios e igrejas construídas entre 1818 e 1926. A Olvera Street é cheia de lojinhas e barraquinhas no meio da rua vendendo bugingangas e muita comida mexicana. O cheiro de chilli domina. Ali tem a casa mais antiga de Los Angeles, a Avila Adobe, que está aberta ao público com entrada grátis.

Avila Adobe
cactos na avila adobe


O coreto na pracinha é bonitinho, tem um hotel antigo, e até um museu Chinese American (muitos chineses também viviam ali antes de ter a Chinatown).



O El Pueblo fica do outro lado da rua da Union Station, a estação central de trem, um dos prédios mais bonitos da cidade. Por fora é colonial meets art deco (foi construida em 1939), e por dentro é linda! Eu não esperava ver o teto de madeira, nem as poltronas de couro.

union station

O prédio da prefeitura foi o mais alto da cidade por muitos anos, na frente tem um parque bonito que sobe até o Walt Disney Concert Hall, o prédio desenhado pelo Frank Gehry.



O Walt Disney Concert Hall é elegante, e de longe parece maior do que é.




Muitos exemplos de art deco estão presentes no centro de Los Angeles e estruturas clássicas como o Bradbury Building que aparece em vários filmes (de Blade Runner a o Artista).

O centro tem algumas praças com a Pershing Square (que não achei muito interessante) e o Angel's Knoll, onde tem o banco que os personagens de 500 Dias Com Ela gostam de sentar e ver a cidade do alto. Do lado do Angel's Knoll tem o Angels Flight, um funicular que está ali deste 1901 ligando a parte baixa a parte alta de Downtown. Ali perto tem o Grand Central Market que vale o passeio.



Aos sábados tem walking tours sobre Art Deco e Historic Downtown (e outros).



Gostei de Downtown Los Angeles, uma área que voltarei da próxima vez. (Entre outras coisas, faltou conhecer o MOCA, museu de arte contemporânea, e o Grammy Museum.)

street art

Nenhum comentário:

Postar um comentário